Em 1946 a Fawcett produziu figurinhas luminosas especiais da Família Marvel: Capitão Marvel, Capitão Marvel Jr, Mary Marvel e Hoppy Marvel. Essas figurinhas brilhavam no escuro. Estes itens eram prêmios e destinados aos membros do Clube do Capitão Marvel, custavam 1 dólar o conjunto e 25¢ avulso. Essas figurinhas mediam cerca de 20 x 25 cm. Eles são extremamente raros. Fotos de Internet.
Esse blog é destinado a preservar e divulgar informações da história do Capitão Marvel (Shazam) e heróis Fawcett. E sua continuidade na DC.
sexta-feira, 30 de setembro de 2022
Figurinhas brilhantes da Família Marvel
Superman vs Capitão Marvel, 2º Confronto
No pré-crise o Capitão Marvel também enfrentou o Superman da Terra-2 (o da Golden Age, Kal-L). Hitler em posse da lança do destino consegue dominar e separar o Capitão Marvel do Billy Batson. Ele transporta o Mortal Mais Poderoso do Mundo até a Terra-2. Desse modo, o herói da Terra-S é corrompido e se torna maligno, ele chega a lutar a favor do eixo. A Sociedade da Justiça, então, precisa entrar em ação.
O Superman nervoso pelas ações do Capitão Marvel corrompido vai direto ao encontro dele. Eles travam um combate furioso com trocas de ofensas. No fim, o Capitão Marvel dá um nocaute do Superman da Terra-2 que cai atordoado e precisa ser carregado.
Depois os dois se enfrentam de novo, o Capitão Marvel carregava uma bomba e jogou em Londres, o Superman age rápido e golpeia o herói corrompido de modo a tirá-lo do caminho para poder agir. Ele, Lanterna Verde (Alan Scott) e Mulher Maravilha conseguem salvar a cidade.
No fim, o herói da Terra-S recobra a memória e se une aos aliados para derrotar o eixo.
Nessa aventura fica claro que o Capitão Marvel dos anos 40 era mais poderoso que o Superman da Terra-2 da mesma época. Esta aventura pode ter sido uma resposta a derrota do Capitão Marvel contra o Superman da Terra-1 de 1978. Esse combate aconteceu em All-Star Squadron #36-37 de 1984. Fotos de Internet.
quinta-feira, 29 de setembro de 2022
Superman vs Capitão Marvel, 1º Confronto
Em 1978 estava para acontecer o que muitos fãs de HQs esperavam por décadas: o confronto entre Superman e Capitão Marvel.
Karmang, o feiticeiro, havia colocado seu povo num destino terrível e para se redimir precisava de uma grande quantia de energia. Para isso, ele convocou Black Adam e Quarrmer (Superman de Areia) para se passarem por Capitão Marvel e Superman e fazer com que os dois provocassem uma batalha entre os verdadeiros heróis. Os dois farsantes vão para a Terra dos heróis e joga os verdadeiros heróis um contra o outro usando o Raio da Razão.
Então, enquanto os verdadeiros heróis lutavam, Karmang estava armando seu plano para destruir a Terra-1 e Terra-S e a colisão daria ao vilão a energia necessária que ele precisava. Os heróis fora de si não atrapalharia o plano. Mas, Mary Marvel e Supermoça se unem e conseguem deduzir quem eram os farsantes e a caça-los.
Superman e Capitão Marvel lutam pelo EUA mostrando belos desenhos e paisagens. No meio do combate o Capitão Marvel recobra parcialmente a consciência e pensa em usar o raio mágico no Superman, mas o mago Shazam aparece e fala para o seu escolhido que a batalha tem que continuar. Aos poucos o Superman também começa a recobrar a razão. O Capitão Marvel nota um cansaço incomum durante a luta. Então, o Superman vem com tudo e dá um nocaute no Mortal Mais Poderoso do Mundo. Superman recobra totalmente a razão e fica visivelmente abalado com a cena, mas o mago Shazam aparece e o acalma dizendo que o Capitão Marvel estava enfraquecido fora da Terra-S que era seu lar. Essa foi a explicação para a derrota do Capitão Marvel: fora de seu mundo ele enfraquecia. A luta ocorreu na Terra do Superman. A luta entre os dois durou horas, mesmo com o Capitão Marvel enfraquecido.
Os dois se unem e acabam por destruir o maquinário de Karmang que estava sendo usado na destruição das duas Terras. Nesse momento Mary Marvel e Supermoça derrotam Karmang.
Por fim, os quatro aparecem juntos numa cena hilária: Mary Marvel se joga nos braços do Superman e deixa Supermoça brava, então, ela faz o mesmo com o Capitão Marvel e irrita a Mary Marvel. Esse combate aconteceu em All-New Collectors' Edition C-58 de 1978. Fotos de Internet.
Rick Buckler, o desenhista da estória, contou a revista Alter Ego em entrevista que os painéis da aventura eram para ser close-up e ângulos de câmera (a mesma cena vista de posição diferente).
Essa foi a primeira luta real entre esses dois titãs. Muitos usam essa luta para falar que o Superman venceu o Capitão Marvel fácil em fóruns da internet, mas omitem que ele estava enfraquecido fora da Terra-S.
Button do Capitão Marvel da DC
Quando a DC Comics licenciou os super heróis da Fawcett em 1972, a mesma produziu um button enorme do Capitão Marvel para comemorar e promover o herói. Nesse período a DC tentou promover o herói com seu próprio nome na sua revista na capa, mas a Marvel ameaçou processar a DC já que ela era dona do título Captain Marvel desde 1967. A Fawcett não renovou suas propriedades (trademarks) depois que desistiu dos quadrinhos em 1953 e com isso o título Captain Marvel caiu nas mãos da M.F. Enterprises (1966) e depois nas mãos da Marvel Comics que a mantém até hoje. A DC podia usar o nome original do personagem (Capitão Marvel) dentro das revistas e livros, mas não podia promover ou fazer marketing com ele nas capas de revistas, livros, brinquedos e etc., por isso ele passou a ficar conhecido por "Shazam".
A DC lançou a revista Shazam em 1973 com a frase "The Original Captain Marvel" que durou do número 1 até o número 14, depois mudaram para "The World's Mightiest Mortal" da edição 15 até a última edição, o número 35. Fotos de Internet.
quarta-feira, 28 de setembro de 2022
Capa alternativa de Captain Marvel Adventures
Uma curiosidade sobre o Capitão Marvel.
A capa escolhida para ser usada em Captain Marvel Adventures #2 (1941) quase foi usada na revista #3, isso porque o pessoal da Fawcett pensou em considerar a revista Special Edition Comics #1 do herói como a número 1, mas mudaram de ideia. A Fawcett é bem conhecida por ter problemas em enumerar suas revistas. Existe a arte original alternativa dela leiloada em 2004. A arte é creditada a C. C. Beck. Curiosamente o raio no peito dessa edição é desenhado de forma similar a versão desenhada por Ed McGuinness em 2003 na revista Superman/Batman #4 (que foi usada no boneco da linha Inimigos Públicos também). Fotos de Internet.