segunda-feira, 30 de setembro de 2024

75° Quem fez primeiro: ter um amigo de mídias diferentes

 É sabido que o Superman e o Capitão Marvel ganharam amigos durante as décadas nos quadrinhos (ex. Bibbo, Professor Hamilton, Steamboat, Professor Edgewise), mas os dois grandes heróis tiveram amigos oriundos de mídias diferentes. Fotos de Internet. 

 Dos dois vocês sabem quem teve primeiro? Não? Então, vamos conhecer, porque a história é um pouco complexa.

 No show de rádio intitulado The Adventures Of Superman de 15/04/1940, o Jimmy Olsen foi apresentado. O personagem foi introduzido com nome na revista Superman #13 de Novembro-Dezembro de 1941).

O ator Jackie Kelk foi o 1° que deu voz a Jimmy Olsen no seriado de rádio do Superman.

Depois a voz de Jimmy Olsen foi substituído pela do ator Jack Grimes.

Em Superman #13 de Novembro-Dezembro de 1941, o Jimmy Olsen aparece nomeado e é loiro.

 Sobre o Jimmy Olsen é preciso mencionar que seu protótipo apareceu em Action Comics #6 de Novembro de 1938, porém ele não é nomeado. Contudo o personagem loiro sem nome carrega as características que seriam do Jimmy Olsen (diferente da versão posterior onde ele é ruivo).

Painel de Action Comics #6 de Novembro de 1938, onde um office-boy sem nome apareceu.

 No seriado The Adventures Of Captain Marvel de Março de 1941, o Whitey Murphy foi apresentado. O personagem fez sua estreia na Whiz Comics #22 de Julho de 1941.

O ator William Benedict deu vida a Whitey no seriado do Capitão Marvel. Ele era companheiro e amigo do Billy Batson, ele era membro da expedição Malcolm.

O Whitey estreou na Whiz Comics #22 de Julho de 1941 depois de aparecer no seriado do Capitão Marvel.

 Com isso podemos ver que o Superman teve um amigo de mídias diferentes primeiro que o Capitão Marvel. No caso, o Jimmy Olsen apareceu nas HQs e depois no seriado de rádio (se considerar a aparição não nomeada), enquanto com o Whitey foi o contrário: o personagem surgiu no seriado e depois foi pras HQs. Interessante não? 

sábado, 21 de setembro de 2024

A arma usada por um vilão do Sr. Escarlate e pelo Robin

 Bom, eu já mostrei aqui no blog que Gotham City primeiro foi a cidade do Sr. Escarlate e depois do Batman. A cor dupla da capa do Robin (Tim Drake) é muito parecida com a do Sr. Escarlate e Pinky (que teve alteração no uniforme e mostrei no blog também). Fotos de Internet.

 Mas, além dessas similaridades, há outra bem interessante: a arma de raio da Múmia (Mummy Ray Gun no original). Esta arma apareceu numa aventura do Sr. Escarlate na Wow Comics #3 de 1941.

Capa da Wow Comics #3 de 1941.

A arma era capaz de mumificar seres vivos em instantes.

 Curiosamente, numa aventura do Batman e Robin promocional do bolinho cremoso recheado americano Twinkies, nós vemos o Robin usando uma arma de mesmo nome e muito similar numa Múmia.

Batman e Robin and the Mummy. Essa mini aventura apareceu em revistas da DC a partir de 1975 e em Batman #262.

 Pode ser apenas uma coincidência? Pode! Mas, a DC usou muito material da Fawcett (e vice versa). Vale lembrar que o Sr. Escarlate e Pinky eram o Batman e Robin da Fawcett.

 Para saber sobre a Gotham City de Sr. Escarlate leiam aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2023/04/gotham-city-era-o-lar-de-sr-escarlate.html.

 Para ver as mudanças no uniforme do Sr. Escarlate e Pinky leiam aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/10/a-mudanca-na-cor-do-uniforme-do-sr.html.

 Para saber do personagem Dr. Enigma que fazia charadas antes do Charada da DC leiam aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/10/mary-marvel-e-mulher-bala-ja-fizeram.html.

 Para saber sobre Allirog que antecede o Grodd da DC leiam aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/10/o-dr-allirog-e-uma-antigo-vilao-do.html.

terça-feira, 17 de setembro de 2024

74° Quem fez primeiro: falar e entender outras línguas

 Este post abordara um poder conhecido do Superman, Capitão Marvel, Thor, Caçador de Marte e alguns outros: falar e entender línguas. Fotos de Internet.

 Dos dois vocês sabem quem falou e entendeu outra língua primeiro? Não? Então, vamos conhecer!

 O Capitão Marvel falou e entendeu a língua Maia quando foi a América Central (Guatemala) em Whiz Comics #22 de Outubro de 1941.

Em Whiz Comics #22 de Outubro de 1941, o Capitão Marvel falou com os nativos a língua Maia. Foi a primeira vez que ele usou essa habilidade. Depois, ele foi questionado como ele conseguiu isso, e ele disse ser o homem mais sábio (e forte) do mundo. Obviamente devido a Sabedoria de Salomão.

 O Homem de Aço em Superman #14 de 1942, por sua vez, falou e entendeu a linguagem diferente de uma sereia, surpreendendo a mesma.

Em Superman #14 de de Janeiro/Fevereiro de 1942, o Homem de Aço foi capaz de entender e falar a língua do povo de uma sereia.

 Ainda, o super-herói da Fawcett deu indícios de entender outras línguas muito antes numa aventura da Whiz Comics #11 de Dezembro de 1940. Mas, como era o grego, a língua falada por alguns de seus benfeitores (do acrônimo Shazam, ex: Atlas, Zeus, Aquiles), eu achei meio vago. Contudo, coloquei aqui como curiosidade mesmo.

Na Whiz Comics #11 de Dezembro de 1940, o Billy invocou o Capitão Marvel para ajudá-lo a passar na prova tirando 10 em grego (e 10 em todas as matérias), pois ele investigava um caso no local e precisava ter acesso as dependências.

 Como podemos ver, o Capitão Marvel usou tal habilidade antes do Superman. Vale lembrar que ambos possuem grande intelecto e aprendizagem rápida quase que instantânea. Para maiores detalhes sobre o intelecto de ambos leiam aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2023/01/32-quem-fez-primeiro-superman-ou.html?m=0.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

73° Quem fez primeiro: ter um título próprio no Brasil

 É amplamente sabido que o Superman surgiu primeiro que o Capitão Marvel da Fawcett nos Estados Unidos. E que o herói da Fawcett surgiu por conta do sucesso do Homem de Aço. Fotos de Internet.

 Mas, será que o mesmo ocorreu aqui no Brasil em seus títulos próprios? Primeiro, deve lembrar-los que os super-heróis eram apresentados em revistas mix aqui no Brasil na era de ouro.

 Porém, dos dois super-heróis, o que teve título próprio primeiro aqui no Brasil foi o Superman. O Homem de Aço ganhou título próprio em 1947 pela Ebal.

O Superman teve seu primeiro título em 1947 pela Ebal.

 O Capitão Marvel ganhou o seu título próprio só em 1955 pela RGE.

O Capitão Marvel teve seu primeiro título em 1955 pela RGE.

 Os dois títulos chegaram na marca de cem números publicados, o que mostra que eram bem populares nas vendas aqui no Brasil neste período (o Superman foi até o número 100 e o Capitão Marvel foi até o número 103). Os dois foram os primeiros super-heróis (com poderes) a conseguir esse feito, claro que excluindo títulos de heróis comuns como Tarzan (Julho de 1951 pela Ebal), Batman (Março de 1953 pela Ebal), Fantasma (Março/Abril de 1953 pela RGE), Mandrake (Abril/Maio de 1953 pela RGE).

sábado, 7 de setembro de 2024

Capitão Marvel pintado num avião de guerra de 1945

 O Capitão Marvel da Fawcett era campeão de vendas e de popularidade no período da segunda grande guerra. No ano de 1944, sua revista solo (Captain Marvel Adventures) vendeu nada mais nada menos do que mais de 14 milhões de cópias, um recorde na época. Fotos de Internet.

 No período do conflito mundial, revistas de super-heróis eram enviadas para o exército em grandes quantidades, o que ajudava a levantar a moral e a divertir os soldados. Os personagens mais vendidos e procurados eram (nessa ordem): Capitão Marvel, Superman, Batman, e Capitão América. Outros personagens vendiam bem, porém em menor intensidade que os citados.

 No livro de uso interno da Fawcett chamado de "Fawcett Distributor" de 1945, aparece uma foto de um avião de guerra americano com o Capitão Marvel estampado assim como seu nome. O herói porta uma arma nas mãos. Isso prova a grande popularidade do personagem nesta época tão sofrida.

Foto do livro Fawcett Distribuidor de 1945 onde o Capitão Marvel aparece estampado em destaque assim como seu nome num avião.

 Pode parecer estranho hoje, mas durante a 2° guerra mundial era comum ver super-heróis usando armas e cavalgando mísseis nas capas das revistas. O Capitão Marvel foi um deles: ele aparece segurando armas nas capas da Fawcett. Era da cultura americana esse costume. Era outros tempos.
 
Capa da Whiz Comics #12.

Capa da America's Greatest Comics #6.

Capa do Captain Marvel Adventures # 23.

Capa do Captain Marvel Adventures #27.

 O Capitão Marvel apareceu em inúmeros produtos nos anos 40.
 Sobre o brinquedo com o Capitão Marvel segurando arma leia aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/09/quebra-cabeca-do-capitao-marvel.html.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

72° Quem fez primeiro: se livrar da radiação se banhando no sol

 Esse post também é da série quem fez primeiro, mas é referente ao Capitão Marvel Jr, o segundo maior expoente da Fawcett Comics. Fotos de Internet.

 O Superman e o Capitão Marvel Jr já mergulharam no sol pra se "limpar" da radiação afim de evitar prejudicar outros seres vivos porque eles são invulneráveis, mas dos dois, vocês sabem quem realizou esse feito primeiro? Se você pensou no Superman, pensou errado!

 O Capitão Marvel Jr realizou essa façanha com um ano de diferença. Veja:

Em Captain Marvel Jr #74 de Junho de 1949, o jovem herói mergulhou no sol pra se livrar da radiação.

 O Superman fez algo similar depois de um ano, claro que o contexto das duas aventuras são diferentes.

Em Superman #65 de Julho/Agosto de 1950, o Homem de Aço mergulhou no sol para se livrar da radiação.

 Como eu disse antes aqui no blog noutros posts, o Capitão Marvel e o Capitão Marvel Jr influenciaram em muito no que o Superman se tornaria e no que se tornaria canônico na sua rica mitologia.