quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Fotos Antigas Onde Aparecem Revistas da Fawcett

 Fotos de revistas nas bancas e/ou lojas especializadas dos anos 40, onde houve o estouro do gênero Super-heróis, são raras principalmente quando se trata de editoras extintas.

 Vasculhando a internet encontrei essas fotos antigas onde aparecem a Whiz Comics, Captain Marvel Adventures, Marvel Family, Captain Marvel Jr, Mary Marvel e outras revistas da Fawcett.

Nesta foto podemos ver a Whiz Comics #2.

Novamente a Whiz Comics #2.

Na pilha de revistas do menino está a Whiz Comics #15.

Na prateleira está a Captain Marvel Adventures #46.

Na prateleira podemos ver Captain Marvel Jr #42 (?), Don Winslow #38, Captain Midnight #44, Mary Marvel #5, Marvel Family #4 e Master Comics #72.

O menino tem a Master Comics #24 na mão.

Os dois meninos estão lendo Captain Marvel Jr #66.

Folha promocional do Capitão Marvel Jr

 A Fawcett produziu uma folha promocional em 1942 do Capitão Marvel Jr antes do lançamento da revista solo do herói. Está folha era distribuída aos membros do club do Capitão Marvel. A folha promocional é parecido com um pôster, e é a reprodução da capa da edição nº 1 do Capitão Marvel Jr. Fotos de Internet.

Arte frontal da folha promocional que é também a capa de Captain Marvel Jr #1.

Parte traseira da folha promocional.

A Whiz Comics #2 e suas Reimpressões Oficiais

 A revista Whiz Comics #2 (Fevereiro de 1940) marca a estreia do Capitão Marvel original nos quadrinhos. Embora o personagem seja um dos mais famosos e importantes dos quadrinhos, sua revista de estreia foi poucas vezes reimpressa na integra. As fotos usadas são da internet.

Whiz Comics #2 original da Fawcett de 1940.

 Em 1973 a Don Maris Comics republicou a Whiz Comics #2 na integra numa série de republicações da Golden Age dos quadrinhos, mas com o interior em preto e branco, assim como a capa traseira. A primeira pagina tem a identificação da republicação. A única diferença entre essa capa e a de 1940 é um círculo azul perto do tijolo no ar.

Whiz Comics #2 republicada por Don Maris em 1973.

 Após o acordo feito entre Fawcett Comics e National Publications (hoje DC Comics) fora dos tribunais em 1953 depois de um longo embate judicial, o personagem (Capitão Marvel) e seu universo foi jogado no limbo por cerca de 20 anos. Em 1972 a DC licenciou os personagens Fawcett e o Capitão Marvel retornou aos quadrinhos em 1973. Infelizmente a Marvel havia registrado o nome "Captain Marvel" em 1967 impedindo a DC de usar o nome do personagem nas capas, mas sem problemas se fosse no interior. Isso se deve porque a Fawcett acreditou que nunca mais iria publicar seus personagens depois do acordo com a DC e não os renovou (isso precisa ser feito de tempos em tempos pra manter a marca).

 Em 1974 a DC relançou algumas revistas importantes de seu acervo e a Whiz Comics #2 era uma delas. Contudo, o formato era tamanho gigante, semelhantes aqueles produzidos pela Ebal. A revista tinha uma sobrecapa que poderia ser tirado caso o dono quisesse. Essa versão é idêntica a de 1940 com leves mudanças na capa. A frase "Gangway for Captain Marvel!" da capa foi retirado porque esse nome era de propriedade da Marvel legalmente.


Whiz Comics #2 republicada em Famous First Edition #F-4 de 1974. A primeira capa podia ser retirada.

 Em 2000 a DC relançou novamente a Whiz Comics #2 na integra, mas com a capa diferente por ser uma coleção chamada de "Millennium Edition". A capa interna da frente e traseira também são diferentes da original produzida em 1940.

Whiz Comics #2 da série Millennium Edition da DC Comics.

 Veja as diferenças dos tamanhos das revistas:

Millennium Edition, Don Maris e Famous First Edition comparadas lado a lado.

 Veja as diferenças nas capas das republicações:

As cores são levemente diferentes, na capa original são dois bandidos caindo do carro (e a do Don Maris também), os da DC é apenas um bandido. Nas versões da DC a posição do bandido está diferente também, na versão do Famous First Edition falta um tijolo no ar, e na versão Millennium Edition o selo da Fawcett foi retirado.

Capitão Marvel e o Retorno do Escorpião

 Após o seriado "As Aventuras do Capitão Marvel (no original: The Adventures of Captain Marvel)" terminar, a Fawcett produziu uma continuação da aventura num livro de bolso. Então, em 1941 é lançado "Capitão Marvel - O Retorno do Escorpião (no original: Captain Marvel - Return of the Scorpion!)". O livro contém 196 paginas com desenhos em preto e branco. É um livro raro. Fotos de internet.

Capa do Dime Action Book: Captain Marvel Return of the Scorpion!
Lateral do livro.
Parte traseira do livro.
Parte interna do livro.
Outra pagina interna do livro.

 A Fawcett fez propaganda desse livro em sua revistas, veja um exemplo:

Propaganda na Captain Marvel Adventures #7 de 1942.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

O Boneco do Capitão Marvel da Hirsch And Sons

 Em 1946 a J. Hirsch And Sons licenciou o Capitão Marvel e Hoppy da Fawcett. Com isso, surgiu uma das figuras mais raras do Capitão Marvel e apenas 3 delas são conhecidas existir hoje. O boneco tem cerca de 45 centímetros, e vinha com uma capa e cinto removível. Em 2016 o boneco completo foi vendido por $5,891.44 dólares. E outro incompleto (sem capa e sem cinto) foi vendido em 2008 por $7,729.78. Existe a propaganda dos dois bonecos na revista Playthings de 1946. Fotos de Internet. 

Propaganda dos bonecos na revista americana Playthings.

A propaganda dos bonecos também apareceu no anuário da Fawcett Distributor de 1946.


Boneco completo com capa, cinto e com o selo da empresa.

O boneco visto de lado.

Boneco visto sem a capa.

Boneco visto de costas sem a capa.

O rosto do boneco.

Detalhe das botas.
Selo da empresa na parte frontal.
Selo da empresa na parte traseira.
A capa vista em detalhe.

Bem Vindos ao Blog dedicado ao Capitão Marvel original!

 Olá a todos, sejam muito bem vindos! Esse blog é dedicado exclusivamente ao Capitão Marvel original, mas terá postagem dos super-heróis da Fawcett e relacionados. A história do personagem, sua evolução e tudo relacionado na Fawcett e DC também será abordado em posts vindouros! É um blog de fã para fã deste fantástico personagem e seu universo. Os posts serão atualizados com o tempo conforme novas informações vão aparecendo ou para corrigir erros. As fotos usadas aqui geralmente são do eBay, Hake's Auctions, Heritage Auctions, DC Comics Style Guide, Mercado Livre, Amazon, eMovie Poster, Worthpoint, Cgccomics, Digital Comic Museum, Comics.org, Comic Book Plus e google. As informações que coloco aqui geralmente eu checo primeiro, pesquiso muito até ter a confirmação para postar. Mentir não é legal e NÃO é a intenção desse blog! Mesmo as fontes originais pode conter erros como o caso do Shazam Archives v1 #1 de 1992 que a DC creditou algumas estórias para uns artistas e foram corrigidas pela revista Alter Ego e o site Comics.org. Erros também acontecem involuntariamente. As informações que uso geralmente são da Alter Ego, Back Issue, Fawcett Companion, revistas da Fawcett e DC (incluindo manuais e Who's Who). Algumas décadas de nerdice também me ajudou a acumular muito conhecimento sobre o tema rs.

 A Família Marvel/Shazam é propriedade da DC Comics.  

 Grite a palavra, sinta o poder: "SHAZAM!"

Capitão Marvel de Neal Adams e Dick Giordano de 1976.