A revista Whiz Comics #2 (Fevereiro de 1940) marca a estreia do Capitão Marvel original nos quadrinhos. Embora o personagem seja um dos mais famosos e importantes dos quadrinhos, sua revista de estreia foi poucas vezes reimpressa na integra. As fotos usadas são da internet.
Em 1973 a Don Maris Comics republicou a Whiz Comics #2 na integra numa série de republicações da Golden Age dos quadrinhos, mas com o interior em preto e branco, assim como a capa traseira. A primeira pagina tem a identificação da republicação. A única diferença entre essa capa e a de 1940 é um círculo azul perto do tijolo no ar.
Após o acordo feito entre Fawcett Comics e National Publications (hoje DC Comics) fora dos tribunais em 1953 depois de um longo embate judicial, o personagem (Capitão Marvel) e seu universo foi jogado no limbo por cerca de 20 anos. Em 1972 a DC licenciou os personagens Fawcett e o Capitão Marvel retornou aos quadrinhos em 1973. Infelizmente a Marvel havia registrado o nome "Captain Marvel" em 1967 impedindo a DC de usar o nome do personagem nas capas, mas sem problemas se fosse no interior. Isso se deve porque a Fawcett acreditou que nunca mais iria publicar seus personagens depois do acordo com a DC e não os renovou (isso precisa ser feito de tempos em tempos pra manter a marca).
Em 1974 a DC relançou algumas revistas importantes de seu acervo e a Whiz Comics #2 era uma delas. Contudo, o formato era tamanho gigante, semelhantes aqueles produzidos pela Ebal. A revista tinha uma sobrecapa que poderia ser tirado caso o dono quisesse. Essa versão é idêntica a de 1940 com leves mudanças na capa. A frase "Gangway for Captain Marvel!" da capa foi retirado porque esse nome era de propriedade da Marvel legalmente.
Em 2000 a DC relançou novamente a Whiz Comics #2 na integra, mas com a capa diferente por ser uma coleção chamada de "Millennium Edition". A capa interna da frente e traseira também são diferentes da original produzida em 1940.
Nenhum comentário:
Postar um comentário