quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Shazam Super Powers

 Em 1986 a empresa americana de brinquedos, Kenner, produziu o 3º lançamento da coleção Super Powers. Nesse lançamento surgiu a figura do Capitão Marvel, intitulado "Shazam", porque a Marvel é dona da marca (Captain Marvel), desse modo a DC não podia usar esse nome e usou o nome do mago. Fotos de Internet.

 A figura da Kenner é bem bonita com as características faciais do herói, ele vinha com uma capa de tecido removível e um card com sua biografia para ser recortado e guardado. 

Shazam da Kenner americana de 1986.

Shazam da Kenner Americana de 1986.

 No Canadá saiu uma versão semelhante a americana, mas diferente por um detalhe: era bilíngue (inglês-francês). Curiosamente a capa do boneco canadense era colocado ao contrário dentro da cartela.
Cartela do Shazam canadense de 1986.

Cartela do Shazam canadense de 1986.

 A figura do Capitão Marvel saiu aqui no Brasil no 2º lançamento da Estrela em 1988. O boneco nacional é bem fiel ao americano. Ele também vinha com uma capa removível e um card biográfico, mas diferente do americano por um detalhe: ele tinha arte frontal do José Luis García-López. A Estrela também produziu um mini gibi exclusivo do personagem, enquanto nem mesmo a Kenner fez.

Shazam da Estrela de 1988.

Cartela do Shazam da Estrela.

Arte do card da Estrela do José Garcia-Lopéz.

O outro lado do card da Estrela.

Mini gibi da Estrela de 1988.

 Em 1989 a empresa de brinquedos Argentina Playful produziu essa figura também, porém bem inferior em qualidade em relação a Kenner e Estrela. A capa do boneco era muito inferior as outras três e o card era totalmente diferente, assim como a arte da cartela. 
Cartela do lado frontal.

Cartela do lado traseiro.

Detalhe da capa do boneco.

Detalhe do card argentino.

 Nas três nacionalidades (americana, nacional e argentina) o boneco é considerado raro, porém, não é impossível encontra-lo, o problema é acha-lo completo e em boas condições.

 Existe um comercial do boneco do Capitão Marvel Super Powers que eu lembro de ter visto em 1988 da Estrela, mas nunca vi ele na internet.

 Abaixo podemos ver o catalogo da Kenner e Estrela.

Pagina do catalogo Kenner de 1986.

Pagina do catalogo da Estrela de 1988.

 Como falei acima, toda arte Super Powers é derivado do DC Comics Style Guide de 1982 do José Luis García-López.





Artes do DC Comics Style Guide de 1982.

 A Estrela aproveitou a primeira estória (depois de uma pequena introdução explicando a origem do herói) com algumas alterações da revista Shazam! #1 de 1973, que no Brasil saiu em Shazam! #1 também de 1973 pela Ebal.

Capa da edição americana.

Capa da edição nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário