quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Capitão Marvel Fase 1 (na Fawcett Comics, de 1940-1953)

 O Capitão Marvel foi criado em meados da segunda metade de 1939, mas estreou em 1940, por Bill Parker e C.C. Beck. Originalmente ele era forte, veloz, resistente e tinha um excelente intelecto. Quando sua editora, a Fawcett, foi processada pela National (DC na época) em 1941, o time criativo do personagem começou a evoluir o herói para se distanciar o máximo possível do Homem de Aço. O Capitão Marvel, então, passou a enfrentar ameaças alienígenas, criaturas mitológicas e deuses com certa frequência sempre com um tom cômico (que tornaria sua marca registrada). Fotos de Internet.

Em Captain Marvel Adventures #143 de 1953 é mostrado como o Capitão Marvel era temido por civilizações alienígenas.

Em Captain Marvel Adventures #31 de 1944 o herói colocou deuses para correr.

Em Captain Marvel Adventures #91 de 1948 o herói derrotou o deus Merman, que era um Titã na Fawcett.

Em Captain Marvel Adventures #92 de 1949 o herói derrotou o deus antigo Boolzeboob facilmente. 

Em Captain Marvel Adventures #94 de 1949 o herói derrotou o deus Kull (não confunda com o Kull, o homem-fera).

Em Whiz Comics #87 de 1947 o herói derrotou os deuses Mercúrio e Aquiles facilmente (que são dois de seus benfeitores). Depois, fez o mesmo com Marte. O herói ainda comentou que ele tem todo o poder dos 6 deuses em 1 ("me are the powers of all six gods!"), por isso pode superá-los.

O Centauro era super veloz, mas auto confiante demais. Eles subestimou o oponente e perdeu.

Contra Netuno, o herói usou o seu sopro Marvel. O Capitão Marvel venceu o Thor na força e o Vulcano na resistência. Então, os deuses do submundo se fundem para a luta de gladiadores. Mesmo trapaceando, eles perdem.

Em Whiz Comics #125 de 1950 o Capitão Marvel combateu contra os deuses do submundo numa olimpíada divina para salvar a Terra. Os deuses do submundo eram as contrapartes dos anciões de Shazam, esse panteão era formado por: Vulcano, Centauro, Thor, Marte, Ajax e Netuno. Esses deuses do submundo sempre eram derrotados pelos deuses de Shazam, mas eles haviam treinado e vencido várias provas. Então, o Capitão Marvel se ofereceu para competir nas provas já que ele é a combinação de 6 deuses em 1. O mago Shazam aceita a proposta.  Desse modo, o herói venceu o Centauro na corrida; venceu Netuno na corrida de barco; venceu o Thor no arremesso de peso; venceu Vulcano. Os deuses do submundo percebendo que iam perder se unem e se fundem num único deus chamado "Vctman" para a luta de gladiadores, mas o herói os venceu mesmo assim.

 Logo os níveis de seus poderes subiram exorbitantemente. Ele passaria a mover estrelas, destruir planetas, meteoros e asteroides facilmente:

Em Captain Marvel Adventures #28 de 1943 o herói moveu a Terra.

Em Captain Marvel Adventures #43 de 1945 o herói destruiu um planetoide facilmente.

Em Captain Marvel Adventures #95 de 1949 o herói jogou um planeta longe.

Em Captain Marvel Adventures #97 de 1949 o herói carregou um planetoide.

Em Captain Marvel Adventures #98 de 1949 o herói arremessou uma estrela gigante morta numa chuva de meteoros capazes de destruir um sistema solar.

Em Captain Marvel Adventures #106 de 1950 o herói emendou ("colou") a Lua que havia se partido no meio.

Em Captain Marvel Adventures #139 de 1952 o herói colocou um planeta em nova orbita.

Em Captain Marvel Adventures #141 de 1953 o herói partiu um planeta do tamanho da Terra ao meio facilmente.

Em Captain Marvel Adventures #145 de 1953 o herói faz a Terra girar normalmente depois de estar girando acelerado graças ao Rei Kull.

Em Captain Marvel Adventures #148 de 1953 o herói carregou um asteroide de bilhões de toneladas de gelo sólido.

Em Marvel Family #41 de 1949 o herói carregou uma massa de oxigênio solidificado pesando 450 trilhões de pés cúbicos para outro planeta.

Em Marvel Family #61 de 1951 a Família Marvel moveu estrelas e planetas para tentar salvar uma galáxia que ia colidir com outra.

 A sua invulnerabilidade era extremamente alta sendo que nada era capaz de machuca-lo ou feri-lo (nem radiação, nem temperatura baixa ou alta mesmo que fosse extremas, nem desintegrador, nem raio cósmico, nem bomba H ou atômica, nem buraco negro, nem o calor de uma estrela e etc.).

Em Captain Marvel Adventures #148 de 1953 o herói resistiu a um raio mortal criado por Dr. Silvana.

Em Captain Marvel Adventures #145 de 1953 o herói resistiu sem dificuldade a bomba-H.

Em Marvel Family #68 de 1952 o herói entrou dentro de uma estrela.

Em Whiz Comics #104 de 1948 o herói resistiu a uma bomba 16 milhões de vezes mais poderosa que a bomba atômica, que tinha sido criada pelo Dr. Silvana.

 Ele era praticamente invencível, exceto por seu alter ego: Billy Batson. Desse modo, o Capitão Marvel só era vencido quando era revertido em Billy que era vulnerável. Mas, na Fawcett até o fim de sua publicação nos anos 50 (1954 precisamente com data de capa, mas em 1953 com data de publicação), ele tinha poderes ilimitados como veremos a seguir (veja as imagens):

 A Sabedoria de Salomão: seu cérebro/intelecto não tinha igual no universo e tinha a sabedoria das eras:

Em Captain Marvel Adventures #17 de 1942 de é dito que seu cérebro não tem igual no universo.

Em Captain Marvel Adventures #63 é dito que o herói tem a mente cientifica.

Em Captain Marvel Adventures #74 é dito que a mente do herói é dotada com toda sabedoria das eras.

 A Força de Hercules: sua força não tinha limites:

Em Captain Marvel Adventures #28 de 1943 a força do herói é dita ser sem limites.

Em Captain Marvel Adventures #139 de 1952 é dito que sua força e seu poder não tem limites. 

 A Resistência de Atlas: sua resistência não tinha limites:

Em Captain Marvel Adventures #144 de 1953 o herói segurava milhões de toneladas e é dito que sua resistência não tem limites.

 O Poder de Zeus: concede poder ilimitado:

Em Marvel Family #78 de 1952 é dito que o herói possui poder ilimitado.

 A Coragem de Aquiles: sua coragem era tal que ele enfrentava deuses e demônios sem medo:

Em Captain Marvel Adventures #144 de 1953 nada no universo intimida o herói que é dotado com coragem indomável.

 A Velocidade de Mercúrio: sua velocidade era sem limites:

Em Captain Marvel Adventures #98 de 1949 o herói é dito possuir velocidade sem limites.

 Além de tudo isso, o herói era ainda imortal (na sua forma heroica, transformado) e não podia morrer.

Em Whiz Comics #61 de 1945 é mostrado que o herói não pode morrer.

Em Captain Marvel Adventures #23 de 1943 é dito o mesmo.

Em Captain Marvel Adventures #136 de 1952 é dito que o herói não pode morrer.

 Ainda nas estórias é dito que nenhum feito é impossível para o Capitão Marvel, que ele era invencível, indestrutível, e não podia envelhecer ou ficar mais jovem. Na Fawcett, os níveis de força, poder, resistência, velocidade e sabedoria do Capitão Marvel dependia apenas da imaginação do roteirista.

O Capitão Marvel é dito ser invencível em Captain Marvel Adventures #16 de 1942.

O Capitão Marvel é dito ser invencível em Captain Marvel Adventures #24 de 1943.

O Capitão Marvel é indestrutível como é mostrado em Captain Marvel Adventures #23 de 1943.

O corpo do Capitão Marvel é indestrutível em Captain Marvel Adventures #110 de 1950.

O Capitão Marvel não pode ficar mais velho ou mais jovem segundo Whiz Comics #98 de 1948.

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