segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Quem lia as HQs na Golden Age?

 A Fawcett era pioneira em muitas coisas. Em 1944 o Departamento de Pesquisa de Marketing da Fawcett produziu um estudo elaborado sobre seus leitores. A publicação foi intitulada: "Who Reads the Magazine Comics?"

 A capa da publicação interna da Fawcett trazia impressa a revista Captain Marvel Adventures #33 de 1944 sendo lido por crianças e adultos. O livreto trazia o Capitão Marvel visitando a Fawcett querendo saber quem lia suas revistas. O herói tem as revistas Whiz Comics e Captain Marvel Adventures nas mãos.

 O livreto mostrava que os leitores variavam de idade, com porcentagem de meninos e meninas, adolescentes e adultos, forças armadas. Segundo a pesquisa, cerca de 72% dos lares americanos liam HQs (em cada 4 casas 3 liam). O livreto exibe vários gráficos sobre quantas HQs eram lidas por mês, leitores por idade e sexo, status econômico, influência de ocupação, influência do tamanho das cidades, influência das crianças na leitura dos adultos, atitudes adultas, leitura comparativa, influência das crianças nas compras da família, produtos anunciados, disposição de HQs (passar pra frente), leitores secundários, e métodos.

 Esse livreto com lombada espiral tem 40 paginas pintados em vermelho, e preto e branco. Esta obra é de extrema importância para o estudo sobre quadrinhos nos seus primórdios. Fotos de Internet.

Who Reads the Magazine Comics?

 Quem quiser ler o livreto para entender o mercado de HQs nos anos 40 pode baixar (fazer download) aqui: https://mega.nz/file/X0t0xBLb#3lKvQqCxKXfr6k97lcYLtbHLc_y5wAQXzxDfWIpCuQY


Nenhum comentário:

Postar um comentário