Fala meus amigos, hoje trarei uma curiosidade bastante interessante sobre o Superman e o Capitão Marvel. Como todos sabem, a National (DC na época) processou a Fawcett por plágio em 1941 e o processo se arrastou por anos, terminando em 1953 com um acordo fora dos tribunais entre ambas editoras. Fotos de Internet.
A Fawcett resolveu jogar a toalha no chão devido a queda de vendas de sua linha de quadrinhos de heróis depois da guerra, algo que acontecia em todas editoras do período. Com isso, a National conseguiu eliminar sua única rival de vendas em relação ao Superman.
A National, então, em Dezembro de 1954 resolveu dar uma provocada na rival (ou comemorar?), alardeando que sua "cópia" estava lhe causando problemas. Em Action Comics #199, o Superman é apresentado de forma similar a capa da icônica #1 de 1938 ladeando um sósia seu que foi representado de forma muito similar ao Capitão Marvel na capa da Whiz Comics #2 de 1940 (note o número 2 estampado no painel do ônibus da Action Comics #199). A capa foi tão bem elaborada que o sósia do Superman atira um ônibus (tal como o Capitão Marvel) no Homem de Aço que está abaixo como se estivesse erguendo o veiculo (como na capa na sua primeira revista). Desse modo, a capa da edição #199 consegue reunir elementos das capas Action Comics #1 e Whiz Comics #2 no mesmo plano. É genial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário