terça-feira, 12 de setembro de 2023

Sessão de Cartas da DC exibindo a rivalidade entre Capitão Marvel e Superman

 Durante os anos 40, o Capitão Marvel era o maior rival do Superman, tanto em vendas quanto em popularidade, o que levou a National (DC na época) a processar a Fawcett por plágio e tirar o personagem de circulação, mas isso ai todo mundo sabe. Só frisei pra contextualizar mesmo. Fotos de Internet.

 Quando a Marvel já estava em alta durante os anos 60 início de 70, dominando as vendas, alguém na DC teve a ideia de trazer o Capitão Marvel de volta do limbo editorial para ajudar fazer frente ao sucesso da Marvel. Então, o Mortal Mais Poderoso do Mundo foi renascido na casa que o tirou de circulação. Inicialmente a revista vendeu bem, mas depois começou a declinar. C. C. Beck insatisfeito com os rumos editorias abandonou o projeto ao qual ele foi convidado a fazer depois de alguns números.

 A DC tentou reviver a antiga "rivalidade" existente entre os dois titãs pra ver se ajudava. A sessão de cartas do Capitão Marvel e Superman inundaram com a comparação dos personagens por parte dos fãs. Cada um dava sua opinião de quem era melhor. Infelizmente isso não ajudou muito.

Em Shazam! #14 de 1974 é exibido opiniões dos fãs sobre os dois titãs.

Em Shazam! #16 de 1975 novamente isso é explorado.

Em Superman #278 de 1974 esta rivalidade foi também explorada.

 Enquanto o Superman já estava estabelecido e consolidado por décadas, o Capitão Marvel estava fora por muito tempo (20 anos!), seus fãs haviam crescido, e as HQs também tinham evoluído para algo mais sério. Com isso, aos poucos, a revista do Capitão Marvel na DC foi cancelada, e ele foi levado para World's Finest Comics e depois pra Adventure Comics. A base dos fãs era dividida, alguns queriam que o personagem permanece o mesmo assim como o tom de suas aventuras (leves e cômicas), enquanto outra parte queria o personagem atualizado para o contexto da época (mais adulto, realista). A própria revista Shazam! dos anos 70 mostra isso: o personagem se transformou pra ficar mais parecido com o do seriado de TV da mesma época que era sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário