terça-feira, 10 de outubro de 2023

O Capitão Marvel nas tiras de jornais?

 A Fawcett Comics tentou, nos anos 40, aumentar ainda mais o alcance de seu mais popular personagem: o Capitão Marvel. Pra isso, eles tentaram distribuir o personagem para os jornais da época, mas sem sucesso, ele era sempre recusado. Segundo Rod Reed (escritor e editor da Fawcett Comics), isso se devia ao processo movido pela National (DC na época) em 1941, pois ninguém queria problemas com a empresa que já tinha processado também a Fox Feature Syndicate (em 1939 por causa do Wonder Man) e a Republic Pictures (em 1941, por causa do Capitão Marvel ter ficado com a série que seria pra ser do Superman originalmente). Fotos de Internet.

 C. C. Beck e Rod Reed produziram algumas tiras diárias de jornal (simples) do Capitão Marvel entre 1942 pra 1943, que ele nem lembrava mais (nos anos 80), mas reconheceu sua arte. As tiras não tinha crédito, pois seguiam os padrões da política Fawcett da época.

10 tiras diárias do Capitão Marvel produzidas por C. C. Beck e Rod Reed no início dos anos 40, que durante os anos 80 o Beck nem se recordava de ter feito, mas reconheceu seus traços.

 Durante os anos 70, precisamente em 1975, o colecionador de brinquedos e HQs, Don Maris, publicou essas tiras que são consideradas raríssimas. Ele havia dito que iria publicar mais, porém infelizmente isso não aconteceu. O Don Maris faleceu em 5 de Dezembro de 2020 aos 84 anos.
 Essas tiras aparecem também no excelente livro Fawcett Companion: The Best of Fawcett Collector of America de 2001 editado por P. C. Hamerlinck.
 A DC Comics bem que poderia tentar correr atrás desse material para publicar, mas infelizmente eles nunca farão isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário