domingo, 18 de fevereiro de 2024

Shazam! O Retorno em Fevereiro de 1973

 A Fawcett Comics encerrou o seu departamento de HQs em 1953, devido ao processo movido pela National (DC na época). Com isso, os heróis Fawcett ficaram no limbo. Fotos de Internet.

 Em 1967, a Marvel Comics registrou o trademark "Captain Marvel", porque a Fawcett havia abandonado o seu personagem. Então, em Dezembro de 1972, a DC licenciou parte dos super-heróis Fawcett e os relançou no mercado. A Fawcett aceitou o acordo com tanto que ganhasse algum dinheiro com seus personagens e a DC aceitou. A DC estava em baixa nesse período devido ao sucesso dos super-heróis Marvel que eram mais realistas e dominavam o mercado. O retorno do Capitão Marvel era uma tentativa da DC de combater a Marvel, já que o personagem era um sucesso na era de ouro chegando a bater o Superman nas vendas por alguns anos. Contudo, a DC não podia usar "Capitão Marvel" como título da revista porque isso agora pertencia a Marvel. Por isso, a DC usou a famosa frase de transformação do herói, "Shazam", como título. 

Capa de Shazam! #1 de 1973, ironicamente é o Superman que apresentou o Capitão Marvel ao público. A DC usou o nome original do personagem "Capitão Marvel" logo abaixo do título por 14 números, mas abandonou a ideia por ser ameaçada de processo pela Marvel (o famoso: "cease and desist order"), então, substituíram por "O Mortal Mais Poderoso do Mundo" a partir do número 15 em diante.

 Seu retorno foi muito comentado na mídia, e seu primeiro número vendeu bem, mas com o passar do tempo foi declinando. C. C. Beck, o artista original do personagem, havia sido contratado pela DC, mas por divergências criativas largou o projeto. O Capitão Marvel apesar de ser bem divulgado pela DC, pela mídia, tendo um seriado nos anos 70 e um desenho nos anos 80, ele não conseguiu agradar o público. Muito disso por conta da mudança do mercado de quadrinhos, que havia evoluído, tendo estórias mais realistas, mais adultas, assim o seu tom humorístico havia defasado. Pra completar, a Fawcett foi comprada pela CBS em 1977 (a mentira mais propagada na internet é que a Fawcett faliu por causa do processo da DC, porém, a verdade é que a empresa encerrou o departamento de quadrinhos em 1953, mas ela existiu ainda como editora por décadas).

 O Capitão Marvel original Fawcett nunca mais foi o mesmo desde então, na DC ele sempre é destoado, rebaixado e mal trabalhado (exceto na fase "The Power Of Shazam!" e "Power Of Hope"). Mas, apesar de tudo, devemos agradecer a DC por trazer esse fantástico personagem de volta do limbo!

 Para maiores informações sobre a tiragem de Shazam! #1 de 1973, leiam aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/09/a-revista-shazam-n1-de-1973-teve.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário