domingo, 31 de março de 2024

A 1° versão maligna do Capitão Marvel e não é o Adão Negro

 É, pode parecer loucura, mas o Black Adam (Adão Negro) não foi a primeira versão maligna que o Capitão Marvel enfrentou. Fotos de Internet.

 A primeira versão maligna que o Capitão Marvel enfrentou de si mesmo foi o Levram (Levram no original, que é Marvel ao contrário) em 1943.

 Essa duplicada maligna surgiu do espelho mágico babilônico, assim que o verdadeiro herói ficou na frente dele, e o demônio Pharnegor o libertou.

 Em Captain Marvel Adventures #23 de 1943, o herói praticamente enfrentou a si mesmo, porém ele não era real de fato, e sim uma aparição devido a magia antiga.

 Curiosamente, essa aventura foi a primeira estória do Capitão Marvel publicada aqui no Brasil (no Gibi Mensal nº 34 em 1943). Para mais informações sobre a estreia do Capitão Marvel no Brasil leiam aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2023/06/a-estreia-do-capitao-marvel-no-brasil.html.
 A própria Fawcett reaproveitou e readaptou essa história, na nova versão o Levram Oãtipac (Levram Niatpac no original, que é Capitão Marvel ao contrário) era criação do mago Wizzo. A nova versão era mais parecida com o herói e menos demoníaca (as orelhas eram normais!). A nova versão apareceu em Captain Marvel Adventures #139 de 1952. 

Em Captain Marvel Adventures #139, o herói enfrentou a versão readaptada de seu sósia e ainda demonstrou conhecimento mágico.

sábado, 16 de março de 2024

65º Quem fez primeiro: Superman ou Capitão Marvel? ALTERAR A APARÊNCIA FÍSICA

 Este é mais um post daqueles de comparação entre os dois maiores super-heróis da Golden Age (era de ouro das HQs). Fotos de Internet.

 O post abordara sobre quem mudou de forma primeiro entre o Superman e Capitão Marvel, um poder que é muito conhecido do Caçador de Marte.

 O Superman mudou de forma primeiro que o Capitão Marvel, isso ocorreu em Superman #5 de 1940.

Em Superman #5 de 1940, o Superman estudou a face de um homem e depois deixou a sua própria com as feições dele.

Em Superman #45 de 1947, o Homem de Aço usou essa habilidade de forma mais complexa.

 Já o Capitão Marvel pode usar a magia para mudar de forma, mas aparentemente é muito limitado (até porque nunca foi bem explorado), em The Power of Shazam! #6 de 1995 ele fez isso, mas na DC Comics. Billy desejou barba e mudou suas roupas (mas as manteve da mesma cor, e ficou muito parecido com sua forma heroica).

Em The Power of Shazam! #6 de 1995, Billy desejou se parecer com seu tio para poder sacar dinheiro e sua forma, depois de mentalizada, foi criada.

 Essa habilidade provavelmente vem de Zeus, já que foi o raio que alterou a aparência de Billy Batson. Na mitologia greco-romana, Zeus (mas, Mercúrio também) mudava de forma sempre que queria. Na Fawcett há algo que parece corroborar essa ideia, embora não de forma clara: o mago Shazam havia ensinado magia para o Capitão Marvel.

Em Captain Marvel Adventures #12 de 1942, o Billy explicou que o mago Shazam lhe ensinou magia para usar em momentos de necessidade.

 Com isso, podemos deduzir que o mago Shazam ensinou o Billy como mudar de forma usando o poder de Zeus (lembrando que é suposição minha aqui). Desse modo, como vimos, o Superman mudou de forma muito antes do Capitão Marvel. Jerry Ordway leu a fase clássica do Capitão Marvel da Fawcett para escrever The Power of Shazam!.

Interessante não?

quarta-feira, 13 de março de 2024

Capitão Marvel - Edição Extra de Shazam

 O Globo, no início de 1949, lançou a revista Shazam! que durou 72 números, porém no mesmo período, a empresa lançou uma edição especial do personagem. Fotos de Internet.

 Essa revista é considerado a número 0 (zero) de Shazam!, ela é muito rara, com grampos, é a cores e com textos.

Capa do Capitão Marvel Edição Extra de Shazam! de 1949.

Contra capa da revista.

Revista vista de perfil.

Páginas internas.

 Pela capa, pelas páginas, e contra capa da revista de O Globo, a aventura provavelmente corresponde a estória do Captain Marvel Story Book #2 de 1947. Veja as fotos abaixo:

Capa do Captain Marvel Story Book nº 2 de 1947.

Contra capa da revista, que curiosamente é em preto e branco.

Páginas originais internas corresponde as páginas nacionais.

 Essa matéria foi atualizada em 30/09/2024.

sexta-feira, 8 de março de 2024

O Shazam! #1 cancelado e substituído da Ebal

 Em 1973 a Ebal (Editora Brasil América) havia conseguido a licença para publicar o título "Shazam!", logo depois que o personagem da Fawcett retornou aos quadrinhos pela DC Comics no final de 1972. A Ebal preparou uma edição caprichada para o lançamento "Shazam!" a cores, num local especial para convidados. Fotos de Internet e Hélio Guerra.

 Porém, a rival RGE (Rio Gráfica Editora) neste período era dono do título "Shazam!" (e tudo relacionado a Família Marvel como: Marvel Magazine, Capitão Marvel Magazine) o que fez a Ebal ter que mudar o nome da revista antes de ir as bancas. Assim a revista de "Shazam!" após ser impressa pela Ebal, ela teve que mudar o título para evitar problemas legais. Desse modo, a "Shazam!" nº 1 da Ebal teve duas versões, veja abaixo: 



Shazam! #1 nas duas versões: note que no círculo no canto superior esquerdo temos "Shazam!/Ebal" e "Super-heróis".

Na primeira versão não tem o código de registro, enquanto a que foi as bancas possui (bem abaixo do texto).

Na primeira página há outra diferença: no índice da primeira página vemos "Shazam!", enquanto na segunda vemos "Super-heróis - Shazam!". Com isso, entendemos que a capa e a primeira pagina (do caderno/miolo) foram retiradas para o lançamento oficial depois do cancelamento da primeira versão.

Na contra capa traseira existe uma diferença sutil: na primeira versão vemos duas estrelas rosas no texto ao centro, na segunda versão elas foram retiradas.

 E foi assim que "Shazam!" nº 1 da Ebal teve duas versões. A Ebal chegou a divulgar propaganda da revista com a capa cancelada em suas revistas, veja:
 
Em Superman (Especial Em Cores) nº 29 de Agosto de 1973, a Ebal fez propaganda da versão cancelada.

 A revista cancelada ainda vinha com um convite para a inauguração da mesma e podemos ver no encarte que "Shazam!" nº 1 teve apenas 300 cópias (essa tiragem é da revista cancelada apenas).

 
 
Convite que vinha na revista cancelada. As três últimas fotos são do grande colecionador Hélio Guerra, que gentilmente me permitiu usá-las (muito obrigado de coração Hélio!).

sábado, 2 de março de 2024

Novas informações sobre o seriado de rádio do Capitão Marvel

 Como mencionado em posts anteriores aqui no blog, pouco se sabe do seriado de rádio do Capitão Marvel dos anos 40, porém, ele realmente existiu. Fotos de Internet.

 O seriado segundo se sabe foi transferido de Nova Iorque para Chicago, e teve sua estreia provavelmente em 1943 e durando até 1945, ao julgar pela foto abaixo:

Pagina da Fawcett Distributor de 1945.

 Na revista Fawcett Distributor de 1945 é exibido os bastidores do seriado do Capitão Marvel na rádio WBBM de Chicago em 1945. Na foto o seriado já estava na cidade de Chicago. Na imagem podemos ver o Tenente Joe Laurel, a Rosie Marie, o prefeito Kelly de Chicago e Nate Gross (chefe da coluna de fofocas da cidade) segurando a revista Captain Marvel Adventures #43 de 1945. Infelizmente não sabemos se as aventuras do rádio eram inéditas ou releituras da revista do herói. A atriz Rosie Marie e o prefeito Kelly autografaram 50 cópias de Captain Marvel Adventures e que Nate distribuiu aos seus amigos. Nate também fez uma tomada sobre o seriado na sua coluna no Chicago Herald-American.
 
Captain Marvel Adventures #43 de Fevereiro de 1945.