Durante décadas havia a lenda urbana se o Capitão Marvel da Fawcett teve ou não um seriado de radio em 1943. Como praticamente nada havia sido encontrado de registros até então, isso era considerado um mito, embora havia memórias de algumas pessoas sobre esse seriado. Contudo, acreditava-se que podia ser uma memória falsa, confundida com o seriado live action do personagem. Mas, vamos do início.
A Fawcett querendo saber se os fãs aprovariam um seriado de seu maior herói, questionou em suas revistas sobre o tema. O questionamento começou na revista Captain Marvel Adventures #16 de Outubro de 1942 e na Whiz Comics #36 de Outubro de 1942. Fotos de Internet.
A Fawcett queria saber se os fãs queriam um seriado de rádio do seu maior herói como podemos ver numa pagina de Captain Marvel Adventures #16 de Outubro de 1942.
Como incentivo a Fawcett prometeu dar de brinde a revista
America's Greatest Comics #2 para os 500 primeiros que mandasse o cupom de resposta.
America's Greatest Comics #2 de Maio de 1942.
A resposta dos fãs sobre a essa pergunta da Fawcett veio na revista
Captain Marvel Adventures #19 de Janeiro de 1943 e na
Whiz Comics #39 de Janeiro de 1943.
A Fawcett respondeu que recebeu muitos pedidos dos fãs para o seriado de radio do herói em Captain Marvel Adventures #19 de Janeiro de 1943.
O problema é que a Fawcett não anunciou ou divulgou quando o seriado ia ao ar nas revistas, aumentando o mistério de décadas. Então, a Fawcett foi comprada pela CBS em 1977. Em 1985 a CBS decidiu queimar todo material que pudesse gerar algum processo e muitos produtos da Fawcett ia para o incinerador para ser destruído. Steve Fischler do Metropolis Comics ficou sabendo que a CBS estava vendendo algum material de seus arquivos da Fawcett (os que não tinham problemas legais e que eles eram realmente donos). Esse local era guardado por várias senhoras e era imenso. Steve Fischler descobriu vários produtos prêmio da Fawcett do Capitão Marvel que iriam ser destruídos e não estavam a venda. Muita coisa do processo Fawcett vs National (DC) estavam nestes arquivos. Ele conseguiu ludibriar as anciãs que tomavam conta desses arquivos e comprar esses itens que seria destruídos.
Com isso, podemos acreditar que o material do seriado do Capitão Marvel pode ter sido destruído já que o material Fawcett do Capitão Marvel podia gerar algum problema da CBS com a DC. Parte do acordo entre Fawcett e National era nunca mais publicar o Capitão Marvel e relatados sem a permissão da DC. Então, o material do Capitão Marvel poderia gerar algum problema caso o seriado fosse relançado ou coisa do tipo. Por isso, infelizmente o material foi destruído (suposição minha).
Pagina do livro Comics: Between the Pannels de Mike Richardson & Steve Duin explicando como Steve Fischler conseguiu os ashcans da Fawcett.
Contudo, uma nova e forte evidência sobre esse seriado de radio apareceu:
Jim Harmon, que contatou o pessoal da
Alter Ego e comentou sobre o seriado ao qual ele tinha conversado com Lynn Hickman e outros fãs de radio que se recordavam dele. Lynn se lembrava do seriado e Harmon era historiador de programas de radio e havia encontrado antigos guias de radio que provava que o seriado existiu (
Radio Guide). Para nossa sorte, o ator que interpretava Billy Batson nesse seriado de radio também foi encontrado:
Burt Boyar.
Burt Boyar foi nascido em 1927 e trabalhava no teatro desde cedo. Boyar foi entrevistado por Shaun Clancy em 2011 que acabou falando sobre sua participação no seriado de radio do herói da Fawcett. Segundo as memórias de Boyar, o seriado "Captain Marvel" ficou um breve período no ar começando em Nova York e depois foi transferido para Chicago. O ator não lembrava qual radio o seriado foi ao ar, mas segundo ele, deve ter sido com certeza WOR Mutual (1440 Broadway) ou NBC, nos quais ele havia trabalhado na juventude.
O seriado de radio do herói deve ter tido vida curta por causa do processo movido pela National contra a Fawcett, porque muitas empresas preferiram não arriscar em licenciamentos, até porque a Republic também foi processado pela National em 1941 por causa do seriado do Capitão Marvel.
A entrevista com o Burt Boyar (Billy Batson) pode ser encontrada na revista Alter Ego v3 #110 de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário