terça-feira, 31 de outubro de 2023

O Capitão Marvel apareceu numa aventura do Superman nos anos 60?

 O desenhista renomado Kurt Schaffenberger desenhou o Capitão Marvel e a Família Marvel (entre outros) na Fawcett durante a Golden Age (Era de Ouro dos quadrinhos), depois ele foi para a DC Comics durante a Silver Age (Era de Prata) e acabou desenhando a Família do Superman. Ele foi para a DC a convite do lendário Otto Binder, depois que a Fawcett desistiu da sua linha de HQs em 1953 por causa do processo movido pela National (DC na época). Fotos Internet.

 Voltando ao assunto, Kurt trabalhou no título da DC: Superman's Girls Friend Lois Lane. Então, numa de suas aventuras podemos ver o Capitão Marvel representado num quadro lutando pelo amor de Lois Lane contra o Superman, isso depois de encerrado o caso National vs Fawcett. Lois Lane examinou alguns artefatos mágicos e entre eles estava a pata do macaco que concedia três pedidos e, então, ela começou imaginar que desejos realizaria. Ela pensou em se tornar a mais desejada mulher do universo onde super seres viriam e lutariam por ela. Um desses super seres é o Capitão Marvel, representado de forma sútil, mas reconhecível pelo uniforme e pelas cores. Os super seres são apresentados pela Lois como rivais do Superman (na imaginação dela).

O Capitão Marvel apareceu na aventura da Lois em Superman's Girl Friend Lois Lane #42 de Julho de 1963.

Ainda na mesma aventura, a Lois imaginou em se tornar uma heroína, e seu uniforme é bastante parecido com o da Mary Marvel da Fawcett.

Mary Marvel destruindo meteoros em Marvel Family #37 de Julho de 1949.

 Essa aventura foi republicada em Superman's Girl Friend Lois Lane #104 de Set/Out de 1970. Isso provavelmente foi uma homenagem de Kurt aos seus anos de trabalho na Fawcett, mas o Capitão Marvel caído ao chão nos faz lembrar do processo onde a Fawcett desistiu de lutar resultando na "vitória" da DC representado pelo Superman na cena.

Superman's Girl Friend Lois Lane #104 de 1970.

 Esse encontro inusitado não é oficial, pois foi feito depois da Fawcett sair do ramo de HQs, mas é muito interessante. Conheciam essa?

Capitão Marvel e sua conexão com o filme Good Humor Man

 O Capitão Marvel teve um dos primeiros tie-in (conexão/ligação) dos quadrinhos da Golden Age (Era de Ouro) com o cinema americano. Fotos de Internet.

Pôster do filme The Good Humor Man que estreou em 1º de Junho de 1950.

 Em 1950 estreava no cinema dos EUA o filme "The Good Humor Man", que contava sobre o sorveteiro Biff Jones (Jack Carson) que se vê envolvido num assassinato e roubo, embora era inocente e o filme gira em torno disso. Good Humor era o nome da companhia onde ele trabalhava. Com a ajuda de sua amiga Margie Bellew (Lola Albright) e o irmão dela Johnny (Peter Miles), ele consegue provar sua inocência, eles contaram com a ajuda de meninos do fã-clube do Capitão Marvel também. O ator George Reeves (que mais tarde interpretaria o Superman) também atuou neste filme como o investigador de seguros, Stuart Nagel, patrão de Margie. Curioso não?

 Para promover o filme, a Fawcett produziu uma conexão com um quadrinho especial do Capitão Marvel, onde os meninos do fã-clube ajudavam o herói, o Jack Carson (como Biff Jones) e Lloyd Bacon (o diretor do filme) numa aventura similar ao do cinema. O ator Peter Miles também aparece no quadrinho da Fawcett.

O especial do Capitão Marvel relatado ao filme The Good Humor Man, também de 1950.

Propaganda do filme da contra capa da revista.

O Capitão Marvel contracena com os atores Peter Miles e Jack Carson no gibi.

O diretor do filme, Lloyd Bacon, também aparece no quadrinho.

Os meninos do fã-clube do herói ajudaram na trama.

O ator Peter Miles no filme The Good Humor Man usando a camisa do Capitão Marvel.

 Como foi mencionado no post anterior, o ator George Reeves atuou nesse filme relacionado ao Capitão Marvel, depois o uniforme do "Mortal Mais Poderoso do Mundo" foi usado no seriado do Superman, estrelado pelo ator. É muito curioso como a história do Capitão Marvel e do Superman seja tão correlatado.

O Capitão Marvel no seriado do Superman dos anos 50?

 É isso que vocês leram no tópico, mas calma que irei explicar, pois nem tudo é o que parece e as aparências enganam. Fotos de Internet.

 O Capitão Marvel teve seriado próprio em 1941 que originalmente foi desenvolvido para ser do Superman, mas por divergências contratuais ele foi cancelado. Desse modo, o super herói da Fawcett substituiu o da National (DC na época), pois ambos eram os mais famosos e rentáveis do período. O Superman já era mega sucesso absoluto e o Capitão Marvel estava em ascensão meteórica.

Tom Tyler como Capitão Marvel, cena do The Adventures of Captain Marvel de 1941.

 Após o fim do seriado do Capitão Marvel, o traje do herói foi usado no seriado do Superman dos anos 50, e apareceu de forma bem explicita, porém isso não é tudo, o seriado do Homem de Aço usou o uniforme do seriado do Flash Gordon também.

Cenas do primeiro episódio do seriado de 1952: The Adventures of Superman, estrelado por George Reeves. Na primeira foto podemos ver o uniforme do Capitão Marvel. Na segunda foto podemos ver o uniforme do Flash Gordon (veja abaixo).

Seriado do Flash Gordon de 1936, cujo traje e parte dele foram usados no seriado do Superman de 1952.

 O mais interessante de tudo é que o George Reeves foi um dos atores do filme relacionado ao Capitão Marvel chamado "The Good Humor Man!" de 1950, mas isso ficará para outro post.
 O episódio que mostra essas curiosidades pode ser assistido aqui: https://www.dailymotion.com/video/x6oqeoi

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

O Tigre Tony nas tiras de jornais?

 O tigre Tony (Tawky Tawny no original), fiel amigo do Capitão Marvel, também quase teve tiras diárias de jornal, mas que também foi recusado, muito provavelmente por causa do processo movido pela National (DC na época) contra a Fawcett em 1941. Fotos de Internet.

 C. C. Beck e Otto Binder tentaram leva-lo aos jornais, mas foi recusado com a desculpa que era muito "cartoonesco" (estilo desenho animado) e fora de moda e que queriam algo mais real pra publicar (tipo estória da vida real). O tigre Tony apareceu pela 1º vez na revista Captain Marvel Adventures #79 de 1947 e estava sob o domínio Fawcett (embora criado pela dupla era a empresa que era dona do personagem), o que pode corroborar com a recusa dos sindicatos. Os sindicados não iam querer ter problemas judiciais com a National. Diferente das tiras do Capitão Marvel, as do tigre Tony carrega o nome "Beck", o que indica que foram (talvez) produzidas depois do encerramento da linha de HQs da Fawcett em 1953, pois a política da Fawcett não permitia artistas assinarem seus nomes.


As 6 tiras diárias do Tigre Tony, provavelmente do final dos anos 40 e meados dos anos 50. 

 Essas tiras do tigre Tony parecem ser uma releitura (adaptação) da aventura do mesmo com o Capitão Marvel em Captain Marvel Adventures #121 de 1951. Notem a semelhança:

Tony dormindo e sonhando.

Tony se exercitando, recebendo massagem, lutando boxe, caindo ao chão e colocado a máquina.

A dupla correndo.

Tony querendo comida. Paginas de Captain Marvel Adventures #121 de 1951.

 Vale lembrar que a ordem das paginas da Captain Marvel Adventures é diferente das tiras do Tony, mas coloquei aqui fora de ordem para comparação. O que acharam? Viram a semelhança das duas aventuras?

Aniversário do 1º ano do Blog dedicado ao Capitão Marvel Atrasado

 Infelizmente passou batido, devido a correria do dia dia, mas resolvi fazer essa matéria: em 30 de Agosto de 2023 o blog completou 1 ano de existência. A primeira matéria (excluindo a apresentação do blog claro) foi sobre os bonecos do Capitão Marvel e Hoppy (Joca) Marvel da Hirsch And Sons de 1946 e pode ser lida aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/08/o-boneco-do-capitao-marvel-da-hirsch.html.

Imagem da Whiz Comics #47.

 Já me perguntaram o por quê de eu ter dedicado um blog ao Capitão Marvel, já que meu herói favorito é o Thor da Marvel (mas, o herói da Fawcett vem em 2º lugar no meu coração, e o Superman em 3º, mas eu gosto de muitos outros personagens como Homem de Ferro, Nuclear/Tempestade, Surfista Prateado, etc.). A resposta é simples: material sobre o Thor é relativamente fácil de conseguir, achar e ler na internet, enquanto do Capitão Marvel já é mais complicado. Na internet tem muitos posts a respeito do Thor, e nos fóruns o personagem é bem comentado, enquanto o do herói da Fawcett é praticamente esquecido em comparação. Então, por isso, dediquei ao Mortal Mais Poderoso do Mundo. Quando eu era criança nos anos 80 era difícil conseguir coisas do Capitão Marvel, exceto brinquedos, mas do Thor e Superman era fácil achar. Em 2019, a Warner/DC Comics conseguiu por determinação judicial remover boa parte do material da Fawcett que estava na internet que pertence a eles legalmente, ficando alguns números em domínio público apenas.

 Desse modo, os números que NÃO estão em domínio público são:

  • Captain Marvel Adventures #3-6, 46-129, 131-141, e 143-150.
  • Captain Marvel Jr. #29-34, 36-106, 108-117, e 119.
  • Captain Marvel Story Book #1, e 2.
  • Fawcett's Funny Animals #31-79.
  • Hoppy The Marvel Bunny #1-15. O Hoppy Marvel teve a série solo dele inteira restrita.
  • The Marvel Family #1-3, 5-80, 82-89.
  • Mary Marvel #1-28. Mary Marvel teve a série solo dela inteira restrita.
  • Master Comics #61-126, 128-132.
  • Whiz Comics #3-6, 64-98, 105-118, 130-153, e 155.
  • Wow Comics #36-69.
 Esses números citados acima na lista foram renovados pela Warner/DC, o restante é domínio público. A 1º aparição oficial do Capitão Marvel (Whiz Comics #2 de Fevereiro de 1940) está em domínio público. Assim como outros números importantes também: o primeiro especial solo e a primeira revista em série solo do Capitão Marvel também estão em domínio público (Special Edition Comics e Captain Marvel Adventures #1 respectivamente).
 Com isso, termino o post de aniversário do blog, espero que tenham gostado: "Shazam!"

terça-feira, 10 de outubro de 2023

O Capitão Marvel nas tiras de jornais?

 A Fawcett Comics tentou, nos anos 40, aumentar ainda mais o alcance de seu mais popular personagem: o Capitão Marvel. Pra isso, eles tentaram distribuir o personagem para os jornais da época, mas sem sucesso, ele era sempre recusado. Segundo Rod Reed (escritor e editor da Fawcett Comics), isso se devia ao processo movido pela National (DC na época) em 1941, pois ninguém queria problemas com a empresa que já tinha processado também a Fox Feature Syndicate (em 1939 por causa do Wonder Man) e a Republic Pictures (em 1941, por causa do Capitão Marvel ter ficado com a série que seria pra ser do Superman originalmente). Fotos de Internet.

 C. C. Beck e Rod Reed produziram algumas tiras diárias de jornal (simples) do Capitão Marvel entre 1942 pra 1943, que ele nem lembrava mais (nos anos 80), mas reconheceu sua arte. As tiras não tinha crédito, pois seguiam os padrões da política Fawcett da época.

10 tiras diárias do Capitão Marvel produzidas por C. C. Beck e Rod Reed no início dos anos 40, que durante os anos 80 o Beck nem se recordava de ter feito, mas reconheceu seus traços.

 Durante os anos 70, precisamente em 1975, o colecionador de brinquedos e HQs, Don Maris, publicou essas tiras que são consideradas raríssimas. Ele havia dito que iria publicar mais, porém infelizmente isso não aconteceu. O Don Maris faleceu em 5 de Dezembro de 2020 aos 84 anos.
 Essas tiras aparecem também no excelente livro Fawcett Companion: The Best of Fawcett Collector of America de 2001 editado por P. C. Hamerlinck.
 A DC Comics bem que poderia tentar correr atrás desse material para publicar, mas infelizmente eles nunca farão isso.

Algumas habilidades e poderes usados pelo Capitão Marvel na Fawcett e DC

 O Capitão Marvel da Fawcett é um dos mais poderosos super-heróis das HQs, tendo muitas habilidades e poderes esquecidos com o tempo, tal como o Superman (DC) e Thor (Marvel). Quando um personagem é muito poderoso, geralmente roteiristas preferem usar os poderes e habilidades mais conhecidas, deixando algumas de lado, as vezes retcons são feitos para nerfar o personagem também (o Superman e o Capitão Marvel foram nerfados nos anos 70). Fotos de Internet.

 O Capitão Marvel não tinha o apelido "O Mortal Mais Poderoso do Mundo" por acaso: ele podia fazer muitas coisas. O post será dedicado ao Capitão Marvel original, excluirei a versão Shazam dos Novos 52 e Renascimento.

 Na FAWCETT:

Em Captain Marvel Adventures #12, o herói demonstrou entender e compreender magia, algo que ele aprendeu do próprio mago Shazam.

Em Captain Marvel Adventures #14, o herói leu velozmente, decorou e memorizou as falas de seu personagem que era de uma peça em menos de 1 minuto.

Em Captain Marvel Adventures #26, o herói exibiu sua habilidade de ventríloquo.



Em Captain Marvel Adventures #34, o herói se mostrou expert em várias modalidades esportivas, mesmo sem nunca ter jogado: golfe, tênis, tiro com arco, tiro e boliche.

Em Captain Marvel Adventures #75, o herói fez chover sobre a cidade usando seu raio místico.

Em Captain Marvel Adventures #82, é mostrado que o herói é imune a controle mental e medo.

Em Captain Marvel Adventures #85, é mostrado como o Capitão Marvel voltava no tempo: ultrapassando a velocidade da luz ele chegava a Pedra da Eternidade, no fim de todo o tempo e espaço, dali ele podia acessar qualquer época do passado ou futuro.  

Em Captain Marvel Adventures #88, o herói usou seu soco especial conhecido como "soco atômico (atomic punch) que é seu melhor golpe. Ainda na mesma edição, o herói bateu tão pesado noutro vilão que ele perdeu a memória. Essas habilidades ele usou algumas vezes, na DC o último soco passou a ser conhecido como "soco da amnésia (amnesia punch).

Em Captain Marvel Adventures #91, o herói conseguiu enxergar além dos olhos normais. Isso é mencionado na DC, o herói possui ótimos sentidos, mas que não se comparam com os do Superman.

Em Captain Marvel Adventures #98, é explicado que o herói não pode ser hipnotizado, a não ser que ele queira.

Em Captain Marvel Adventures #104, é mostrado que ele é imune a hipnotismo.

Em Captain Marvel Adventures #131, o herói usou o sopro Marvel gelado para esfriar metal derretido.

Em Captain Marvel Adventures #134, o herói colou a asa do avião por fricção. Essa habilidade ele usou na DC também.

Em Captain Marvel Adventures #139, o herói novamente demonstrou conhecimento sobre mágica.

Em Captain Marvel Adventrues #144, o herói conseguiu enxergar mesmo na névoa (ele tem boa visão). Na mesma edição é mostrado que Zeus concede invulnerabilidade, e Aquiles concede habilidade de combate ao herói.

Em Captain Marvel Adventures #149, o herói usou os punhos para criar um onda de choque para destruir escombros de uma casa que iam cair sobre as pessoas. Ainda nesta edição, o herói soprou toneladas de areia longe para salvar um homem. Esse último poder ele usou várias vezes, inclusive na DC.

Em Captain Marvel Adventures #13, a sabedoria de Salomão avisa o herói do perigo e na mesma edição é mostrado o Billy e o Capitão Marvel interagindo um com o outro.

Em Whiz Comics #16, o herói atravessou objetos sólidos graças a sabedoria de Salomão, um truque que ele aprendeu observando o Dr. Silvana. Essa habilidade ele usou algumas vezes, inclusive na DC.

Em Whiz Comics #23, o herói hipnotizou dançarinos. Essa habilidade ele usou outras vezes, inclusive o Billy também tinha conhecimento dessa técnica.  

Em Whiz Comics #76, o herói aprendeu a patinar em segundos. Ele aprende o que precisa rapidinho.

Em Marvel Family #39, o Capitão Marvel usou ondas telepáticas.

 Na DC Comics (nas variadas versões do personagem):

Em World's Finest Comics #254, o herói explicou ao seu tio Ebenezer que Zeus lhe concede imortalidade, além de somar as outras habilidades dando lhe a sabedoria de Salomão e Zeus, a força de Hércules e Zeus, etc., ele usa isso quando necessário. O Capitão Marvel na Fawcett também era imortal, mas na DC (pré-crise) isso foi explicado de forma clara, sem rodeios.

Em Adventure Comics #492, o herói combinou seus poderes, mesclando a força de Hércules, o vigor de Atlas e o poder de Zeus para resistir ao poder do deus Set (aqui foi para aumentar sua resistência).

Em All-New Collectors' Edition C-58, o Capitão Marvel enfraquecido na Terra-1 enfrentava o Superman quando ele pensou em usar o raio místico no Superman. O raio místico pode ser usado como arma contra oponentes poderosos movendo-se em alta velocidade. Essa habilidade o herói aprendeu com o Black Adam. O Capitão Marvel já usou essa estratégia contra o Superman algumas vezes e o Black Adam contra o Caçador de Marte. Até aqui é o pré-crise.

Em The Power of Shazam! #6, o Billy alterou sua aparência física com magia, apenas desejando. Talvez o Billy usou o poder de Zeus aqui já que este deus podia mudar de forma na mitologia, mas Mercúrio também tem essa habilidade nos mitos.

Em JLA v3 #29, o herói energizou seu punho com magia (provavelmente usando o poder de Zeus que é o senhor dos raios na mitologia) contra o Superman.

Em The Power of Shazam! #46, o Capitão Marvel combinou a força de Hércules com a força de Atlas para enfrentar o Superman num braço de ferro (aqui foi para aumentar sua força física).

Em JLA/JSA: Virtue and Vice, o Capitão Marvel usou a sabedoria de Salomão para encontrar uma maneira de derrotar Despero usando o Johnny Pranto. 


Em Shazam! The Monster Society of Evil, o herói pode viajar entre os átomos (com o poder de Zeus), depois ficou gigantesco (poder de Atlas?) e aumentou a força de Hércules com o poder de Zeus (para dobrar sua força física).

Em Action Comics #768, é explicado outras habilidades do herói: o poder de Zeus permite o Capitão Marvel entrar em mundos escondidos/ocultos, Atlas lhe concede paciência (afinal o Titã segura o céus nos ombros eternamente), Aquiles lhe concede foco (afinal ele era um grande guerreiro, um dos maiores de toda mitologia greco-romana).

Em Billy Batson & The Magic of Shazam! #9, o herói apagou um incêndio com um "tapão".

Em The Multiversity: Thunderworld Adventures #1, o Capitão Marvel assobiou tão forte que foi ouvido por Mary e Freddy que estavam longe, o som causou dor nos filhos do Dr. Silvana que estavam com super poderes. Interessante que essa cena lembra a capa de Action Comics #1, e o Superman também tem poder sônico similar.

 Como podemos notar durante o post, o Salomão concedia poder sensitivo ao herói, conhecimento para atravessar objetos sólidos, poder telepático, hipnose, aprendizado instantâneo, além da sabedoria e inteligência, Hércules concedia força suficiente para fazer pessoas perder a memória, Atlas concedia paciência, poder para ficar gigante, além da resistência, Zeus concedia muitas habilidade como imortalidade, invulnerabilidade, viajar entre os átomos, alterar a aparência, aumentar sua força, além do poder (controlar o raio místico), Aquiles concedia habilidade de combate, foco, além da coragem, Mercúrio concedia voo, agilidade, além da velocidade.
 Com isso, sem duvida, o Capitão Marvel é um dos mais poderosos personagem das HQs, e seus poderes vão muito além de sabedoria, força, resistência, poder, coragem e velocidade. A versão Shazam ainda tem outros poderes, mas ficara para um post futuro.