O Capitão Marvel da Fawcett é um dos mais poderosos super-heróis das HQs, tendo muitas habilidades e poderes esquecidos com o tempo, tal como o Superman (DC) e Thor (Marvel). Quando um personagem é muito poderoso, geralmente roteiristas preferem usar os poderes e habilidades mais conhecidas, deixando algumas de lado, as vezes retcons são feitos para nerfar o personagem também (o Superman e o Capitão Marvel foram nerfados nos anos 70). Fotos de Internet.
O Capitão Marvel não tinha o apelido "O Mortal Mais Poderoso do Mundo" por acaso: ele podia fazer muitas coisas. O post será dedicado ao Capitão Marvel original, excluirei a versão Shazam dos Novos 52 e Renascimento.
Na FAWCETT:
Em Captain Marvel Adventures #12, o herói demonstrou entender e compreender magia, algo que ele aprendeu do próprio mago Shazam.
Em Captain Marvel Adventures #14, o herói leu velozmente, decorou e memorizou as falas de seu personagem que era de uma peça em menos de 1 minuto.
Em
Captain Marvel Adventures #26, o herói exibiu sua habilidade de ventríloquo.
Em Captain Marvel Adventures #34, o herói se mostrou expert em várias modalidades esportivas, mesmo sem nunca ter jogado: golfe, tênis, tiro com arco, tiro e boliche.
Em Captain Marvel Adventures #75, o herói fez chover sobre a cidade usando seu raio místico.
Em
Captain Marvel Adventures #82, é mostrado que o herói é imune a controle mental e medo.
Em
Captain Marvel Adventures #85, é mostrado como o Capitão Marvel voltava no tempo: ultrapassando a velocidade da luz ele chegava a Pedra da Eternidade, no fim de todo o tempo e espaço, dali ele podia acessar qualquer época do passado ou futuro.
Em Captain Marvel Adventures #88, o herói usou seu soco especial conhecido como "soco atômico (atomic punch) que é seu melhor golpe. Ainda na mesma edição, o herói bateu tão pesado noutro vilão que ele perdeu a memória. Essas habilidades ele usou algumas vezes, na DC o último soco passou a ser conhecido como "soco da amnésia (amnesia punch).
Em Captain Marvel Adventures #91, o herói conseguiu enxergar além dos olhos normais. Isso é mencionado na DC, o herói possui ótimos sentidos, mas que não se comparam com os do Superman.
Em Captain Marvel Adventures #98, é explicado que o herói não pode ser hipnotizado, a não ser que ele queira.
Em Captain Marvel Adventures #104, é mostrado que ele é imune a hipnotismo.
Em Captain Marvel Adventures #131, o herói usou o sopro Marvel gelado para esfriar metal derretido.
Em Captain Marvel Adventures #134, o herói colou a asa do avião por fricção. Essa habilidade ele usou na DC também.
Em Captain Marvel Adventures #139, o herói novamente demonstrou conhecimento sobre mágica.
Em Captain Marvel Adventrues #144, o herói conseguiu enxergar mesmo na névoa (ele tem boa visão). Na mesma edição é mostrado que Zeus concede invulnerabilidade, e Aquiles concede habilidade de combate ao herói.
Em Captain Marvel Adventures #149, o herói usou os punhos para criar um onda de choque para destruir escombros de uma casa que iam cair sobre as pessoas. Ainda nesta edição, o herói soprou toneladas de areia longe para salvar um homem. Esse último poder ele usou várias vezes, inclusive na DC.
Em Captain Marvel Adventures #13, a sabedoria de Salomão avisa o herói do perigo e na mesma edição é mostrado o Billy e o Capitão Marvel interagindo um com o outro.
Em Whiz Comics #16, o herói atravessou objetos sólidos graças a sabedoria de Salomão, um truque que ele aprendeu observando o Dr. Silvana. Essa habilidade ele usou algumas vezes, inclusive na DC.
Em Whiz Comics #23, o herói hipnotizou dançarinos. Essa habilidade ele usou outras vezes, inclusive o Billy também tinha conhecimento dessa técnica.
Em Whiz Comics #76, o herói aprendeu a patinar em segundos. Ele aprende o que precisa rapidinho.
Em Marvel Family #39, o Capitão Marvel usou ondas telepáticas.
Na DC Comics (nas variadas versões do personagem):
Em World's Finest Comics #254, o herói explicou ao seu tio Ebenezer que Zeus lhe concede imortalidade, além de somar as outras habilidades dando lhe a sabedoria de Salomão e Zeus, a força de Hércules e Zeus, etc., ele usa isso quando necessário. O Capitão Marvel na Fawcett também era imortal, mas na DC (pré-crise) isso foi explicado de forma clara, sem rodeios.
Em Adventure Comics #492, o herói combinou seus poderes, mesclando a força de Hércules, o vigor de Atlas e o poder de Zeus para resistir ao poder do deus Set (aqui foi para aumentar sua resistência).
Em All-New Collectors' Edition C-58, o Capitão Marvel enfraquecido na Terra-1 enfrentava o Superman quando ele pensou em usar o raio místico no Superman. O raio místico pode ser usado como arma contra oponentes poderosos movendo-se em alta velocidade. Essa habilidade o herói aprendeu com o Black Adam. O Capitão Marvel já usou essa estratégia contra o Superman algumas vezes e o Black Adam contra o Caçador de Marte. Até aqui é o pré-crise.
Em The Power of Shazam! #6, o Billy alterou sua aparência física com magia, apenas desejando. Talvez o Billy usou o poder de Zeus aqui já que este deus podia mudar de forma na mitologia, mas Mercúrio também tem essa habilidade nos mitos.
Em JLA v3 #29, o herói energizou seu punho com magia (provavelmente usando o poder de Zeus que é o senhor dos raios na mitologia) contra o Superman.
Em The Power of Shazam! #46, o Capitão Marvel combinou a força de Hércules com a força de Atlas para enfrentar o Superman num braço de ferro (aqui foi para aumentar sua força física).
Em JLA/JSA: Virtue and Vice, o Capitão Marvel usou a sabedoria de Salomão para encontrar uma maneira de derrotar Despero usando o Johnny Pranto.
Em Shazam! The Monster Society of Evil, o herói pode viajar entre os átomos (com o poder de Zeus), depois ficou gigantesco (poder de Atlas?) e aumentou a força de Hércules com o poder de Zeus (para dobrar sua força física).
Em Action Comics #768, é explicado outras habilidades do herói: o poder de Zeus permite o Capitão Marvel entrar em mundos escondidos/ocultos, Atlas lhe concede paciência (afinal o Titã segura o céus nos ombros eternamente), Aquiles lhe concede foco (afinal ele era um grande guerreiro, um dos maiores de toda mitologia greco-romana).
Em Billy Batson & The Magic of Shazam! #9, o herói apagou um incêndio com um "tapão".
Em The Multiversity: Thunderworld Adventures #1, o Capitão Marvel assobiou tão forte que foi ouvido por Mary e Freddy que estavam longe, o som causou dor nos filhos do Dr. Silvana que estavam com super poderes. Interessante que essa cena lembra a capa de Action Comics #1, e o Superman também tem poder sônico similar.
Como podemos notar durante o post, o Salomão concedia poder sensitivo ao herói, conhecimento para atravessar objetos sólidos, poder telepático, hipnose, aprendizado instantâneo, além da sabedoria e inteligência, Hércules concedia força suficiente para fazer pessoas perder a memória, Atlas concedia paciência, poder para ficar gigante, além da resistência, Zeus concedia muitas habilidade como imortalidade, invulnerabilidade, viajar entre os átomos, alterar a aparência, aumentar sua força, além do poder (controlar o raio místico), Aquiles concedia habilidade de combate, foco, além da coragem, Mercúrio concedia voo, agilidade, além da velocidade.
Com isso, sem duvida, o Capitão Marvel é um dos mais poderosos personagem das HQs, e seus poderes vão muito além de sabedoria, força, resistência, poder, coragem e velocidade. A versão Shazam ainda tem outros poderes, mas ficara para um post futuro.