pub-2329480711880438

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

O encontro dos Capitães Marvels

 O famoso e aclamado crossover JLA/Avengers ou Avengers/JLA que foi escrito por Kurt Busiek e desenhado pelo saudoso George Pérez, tem uma cena memorável envolvendo o Capitão Marvel da DC e o da Marvel. Fotos de Internet.

 Infelizmente, o Capitão Marvel da DC aparece em duas ocasiões no crossover, já o Capitão Marvel original da Marvel (o que morreu de câncer) só faz uma pequena ponta mesmo.

Em Avengers/JLA #4 de 2003, é exibido uma cena onde dois Capitães Marvel aparecem juntos. A Doutora Luz avisou seu amigo do perigo onde os 2 estão. É uma bela referência. Mais incrível ainda é a Monica Rambeau aparecer na cena, pois seu nome original era Capitã Marvel também, depois mudou de nome e na época do crossover era conhecida como Fóton (Photon no original).

 Claro que isso se deve ao fato das duas equipes focar nos seus membros mais conhecidos e da época em questão (2003), porque o Capitão Marvel da DC faz parte da equipe em 1986 (pós crise) e depois durante os Novos 52. 

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Capitão Marvel no mini gibi Mighty Midget da Fawcett

 A Fawcett juntamente com a Samuel E. Lowe & Co. lançou mini gibis que podiam ser adquiridos em suas próprias revistas como brindes em 1942. Esses mini gibis eram de seus mais populares personagens até então: Capitão Marvel, Capitão Marvel Jr, Derruba-Espião (Spy Smasher), Homem-Bala, Flecha Dourada, Íbis, Bob Lane (Lance O' Casey), Hércules (Minute-Man), Balbo, Comando Yankee, Sr. Escarlate, e Águia Fantasma (Phantom Eagle). Mary Marvel e Joca Marvel (Hoppy) ainda não tinham sidos criados. Os nomes originais dos personagens estão entre parênteses "()", mas coloquei os nomes de como eles eram conhecidos aqui no Brasil. Fotos de Internet.

 A 1º aventura do mini gibi do Capitão Marvel originalmente foi publicada em America's Greatest Comics #4 de Novembro de 1942. A 2º aventura do mini gibi foi tirada da revista Captain Marvel Adventures #16 de Outubro de 1942. A capa usada neste mini gibi foi tirada da Whiz Comics #22 de Outubro de 1941. As estórias republicadas no Mighty Midget eram em preto e branco com tons de vermelho. Esses brindes foram lançadas em Janeiro de 1943.

 O brinde podia ser adquirida na revista Captain Marvel Adventures #20.

Capa da revista Captain Marvel Adventures #20 de 1943 com o mini gibi incluso e sem.

A capa do mini gibi do Capitão Marvel. Esta capa também estampou a revista Whiz Comics #22, veja abaixo:

Capa da Whiz Comics #22 de 1941 que foi usada no mini gibi Midget (provavelmente essa é a capa mais famosa do herói ao lado da Whiz Comics #2 (1)).

 Esse mini gibi é considerado raro e muito desejado pelos colecionadores da Família Marvel e de quadrinhos da Era de Ouro. O item também não é muito barato. Eu fiz um post sobre a capa da Whiz Comics #22 e pode ser lido aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/09/uma-das-capas-mais-iconicas-da-fawcett.html.

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Master Man, a cópia Fawcett do Superman

 Eu já falei sobre o personagem "Master Man" da Fawcett noutro post que pode ser lido aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/09/master-man-o-primeiro-personagem-da.html, mas nesse será detalhado suas poses e cenas semelhantes e meio obvias com o Superman da National (DC na época). Provavelmente por isso, a Fawcett foi ameaçada de processo pela National em 1940. Fotos de Internet.

 O Master Man apareceu apenas nas 6 primeiras edições de Master Comics (revista que seria a casa do Capitão Marvel Jr. antes dele ganhar título solo).

Em Action Comics #1 de Junho de 1938, o Superman levantou um carro e o socou nos rochedos.

Em Master Comics #1 de Março de 1940, o Master Man levantou e jogou o carro no chão (do mesmo estilo e cor do Superman).

Ainda em Action Comics #1 de Junho de 1938, o Superman saltou com uma mulher nos braços. Nota: o Superman tem bastante quadros deste mesmo estilo (saltando com uma garota nos braços).

Na capa de Master Comics #1 de Março de 1940, o Master Man saltou com uma mulher na capa de forma similar ao Superman.

Em Action Comics #2 de Julho de 1938, o Superman saltou e destruiu um avião.

Em Master Comics #1 de Março de 1940, o Master Man saltou e destruiu um avião.

Em Action Comics #2 de Julho de 1938, o Superman correu em alta velocidade depois pulou um muro. Ele demonstrou sua invulnerabilidade a balas.

Em Master Comics #1 de Março de 1940, o Master Man correu em alta velocidade depois pulou o rio. Ele demonstrou sua invulnerabilidade a balas.

Capa da icônica Superman #1 de Junho de 1939, onde o herói é exibido no ar.

Em Action Comics #11 de Abril de 1939 há uma cena (2º quadro) parecida com a capa do Superman #1.

Master Man é apresentado de forma muito similar no canto superior do lado esquerdo na capa da Master Comics #2 de Abril de 1940 com a capa do Superman #1 e cena da Action Comics #11.

O Superman parou um trem com a mão em Action Comics #13 de Junho de 1939.

Ainda na capa da Master Comics #2 de Abril de 1940, o Master Man parou um trem com as mãos.

Superman segurou um submarino na capa da Action Comics #15 de Agosto de 1939.

Em Master Comics #4 de Julho de 1940, Master Man segurou bombas de forma similar ao Superman da capa Action Comics #15.

Em Action Comics #19 de Dezembro de 1939, o Superman segurou parte de um canhão tendo um avião nas costas.

Em Master Comics #5 de Agosto de 1940, Master Man segurou uma barra de metal onde retém misseis tendo um avião nas costas. 

Em Action Comics #20 de Janeiro de 1940, o Superman arrombou aporta de um cofre onde há um homem amordaçado.

Em Master Comics #3 de Junho de 1940, Master Man libertou uma mulher amordaçada de dentro de um tanque.

 Como podemos notar, Master Man foi uma tentativa da Fawcett de emular o sucesso do Superman, mas ele foi cancelado por causa da ameaça da National. Suas poses e suas cenas são muito similares aos do Superman em Action Comics e da sua revista solo.

O seriado, a peça teatral e a radiofonização do Capitão Marvel no Brasil

 Bom, como todos devem saber o Capitão Marvel estreou nas HQs no Brasil em 1943, na revista intitulado "Gibi Mensal" no número 34....