pub-2329480711880438

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Superman vs Capitão Trovão (versão do Capitão Marvel)

 Em 1974 a DC já possuía os direitos de licenciamento da Fawcett, mas preferiu fazer uma cópia do Capitão Marvel para enfrentar o Superman, chamada de Capitão Trovão (que curiosamente era o primeiro nome do mesmo personagem da Fawcett, na Ebal ele foi batizado de Capitão Corisco). Era a fase Pré-Crise, e as Terras eram separadas. Na aventura o Willie Fawcett (versão do Billy Batson) vai parar na Terra-1, lar do Superman, depois de ser enfeitiçado pela Liga dos Monstros do Mal (imitação da Sociedade dos Monstros). Toda vez que se transformava em Capitão Trovão ele virava vilão. Durante um assalto, ele acaba roubando um carro forte o que leva a um combate com o Superman. Depois de avaliar que o Homem de Aço não é um inimigo comum ele reverte em Willie, meio que se sentido perdido. Willie procura o Clark e eles conversam sobre o ocorrido e a origem do Capitão Trovão. Durante um assalto o Superman aparece e o Capitão Trovão também. Eles travam combate e "a força irresistível encontra o objeto imóvel." Durante o combate, o Superman faz o Capitão Trovão se reverter em Willie. Eles conversam e depois combinam do Superman conter o Capitão Trovão para faze-lo recobrar a memória. E eles conseguem. Superman segurava o Capitão Trovão enquanto o mesmo começou a voltar a si e, então, ele retorna pra sua dimensão. Eles são apresentados como equivalentes (vale lembrar que o Superman perdeu parte dos poderes anos antes para o Quarrmer e o Capitão Marvel original foi enfraquecido assim que estreou na DC devido a 20 anos no Suspendium do Silvana). Em The Power of Shazam é confirmado que o Capitão Trovão é uma versão do Capitão Marvel (não confunda com o Capitão Trovão de Flashpoint, pois são personagens diferentes). Eventos ocorridos em Superman #276 de 1974. Fotos de Internet.

O Capitão Trovão roubava um carro forte quando foi surpreendido pelo Superman.

O Capitão Trovão percebeu que o Superman não era um homem comum e resolveu avaliar sua estratégia.

Depois, eles se encontram novamente.

Eles lutam.

Um sempre ultrapassa o obstáculo que o outro cria no confronto.

Até que "a força irresistível encontra o objeto imóvel".

O Superman tentou eletricidade contra o Capitão Trovão, mas não funcionou. Contudo, o herói fora de si de outra realidade acabou usando sua palavra de poder.

Revertendo em Willie Fawcett. Superman e Willie combinam de tentar libertar o Capitão Trovão.

O Superman segurava o Willie quando ele se transformou em Capitão Trovão contendo-o e forçando o herói confuso a usar sua sabedoria e assim recobrar sua memória. E deu certo. O Superman menciona que a diferença de força entre eles é mínima para medir.

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Capitão Marvel vs falso Superman

 Certa vez, o Dr. Silvana criou uma poção para criar criaturas de metal, isso inspirado numa revista do Superman (Action Comics) que o vilão havia roubado. Esta referência parece ser uma alusão ao processo National/DC vs Fawcett.

 O Dr. Silvana criou várias criaturas de metal que são derrotadas facilmente pela Família Marvel, então, aparece um Superman de metal. O Superman de metal lutou contra o Capitão Marvel brevemente e o herói da Terra-S se passou pela criação de Dr. Silvana e depois terminou por destruí-lo. Este combate ocorreu em Shazam! #30 de 1977. Fotos de Internet.

A Família Marvel estava livrando a cidade das criaturas de metal do Dr. Silvana.

Então, apareceu o Superman de metal e eles lutam.

O Capitão Marvel havia vencido e se passado pela criatura que simulava o Superman para capturar o Dr. Silvana.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Saquinhos de pano da Família Marvel

 Nos anos 40 a Família Marvel estampou saquinhos de pano contendo feijões, medindo cerca de 8 x 11 cm. O saquinho era costurado nas extremidades contento imagens do Capitão Marvel, Mary Marvel e Hoppy Marvel. As imagens dos heróis são as mesmas dos dois lados. Fotos de Internet.

 O primeiro saquinho exibe o Capitão Marvel voando e este é ligeiramente maior que os outros, a imagem foi tirada da Whiz Comics #77 de 1946. O segundo saquinho tem o Capitão Marvel em posição de sentido, esta imagem foi usada para a divulgação do fã-clube do herói. A imagem da Mary Marvel foi tirada de sua primeira aparição em Captain Marvel Adventures #18 de 1942. A imagem do Hoppy Marvel foi tirado da capa da Fawcett's Funny Animals #2 de 1943.

 Todos os saquinhos tem estampado "Toss Bag" e "© Fawcett Publications Inc."

Saquinho de pano com o Capitão Marvel.

Pagina da Whiz Comics #77 e propaganda do anúncio do fã-clube do Capitão Marvel.

Saquinho de pano com Hoppy Marvel e Mary Marvel.

Capa da Fawcett's Funny Animals #2 e pagina do Captain Marvel Adventures #18.
Outra versão do primeiro saquinho de pano.

Suspensório do Capitão Marvel

 O Capitão Marvel teve um suspensório produzido nos anos 40 pela Dunhill licenciado da Fawcett, que poderia ser usado por meninos e meninas. O suspensório vinha numa cartela estampado com o herói da Fawcett. Na cartela era possível destacar o distintivo/botão do herói destacando-o (era brinde).

 Infelizmente as informações deste item é escasso. Fotos de Internet.

Cartela com o suspensório.

Detalhe da cartela.

Botão que podia ser destacado da cartela.

Detalhe superior da cartela.

Cartela no lado inverso.

domingo, 27 de novembro de 2022

A Terra-S e suas diferenças com a Terra-1

 O universo Fawcett, apelidado de Terra-S na DC, era similar as outras Terras do multiverso da editora. Nesta realidade o Capitão Marvel era o Superman deles inclusive com a mesma popularidade que o Kryptoniano tinha em sua Terra. O Capitão Marvel tinha um feriado em sua homenagem e até estátua sua e com a Família Marvel. Os alienígenas também conheciam e temiam o poderoso herói.

 A diferença entre a Terra-1 e a Terra-S eram as cidades fictícias: Metropolis, Gotham City, Gorilla City, Central City e etc. Mas, existem algumas cidades fictícias na Fawcett também como: Carterville e Collegeville. Outra diferença na Fawcett era os eventos ocorridos nesta realidade e os eventos históricos. O Dr. Silvana havia colonizado o planeta Vênus, este planeta era o lar do Sr. Cérebro também (e outras criaturas monstruosas). O Sol era habitado por uma raça alienígena, assim como Saturno e Mercúrio. Punkus era o planeta natal do Homem-Crocodilo Jacarias (Herkimer no original). Ceres era um planeta. Havia um planeta gêmeo da Terra, porém mais atrasado.

 Na Fawcett existia os elementos: Marvelium, Shazamium e Silvanium.

 Na realidade clássica da Fawcett a cidade do Hoppy Marvel era Animalville e este local podia ser alcançada por Billy simplesmente indo até lá. Fotos de Internet.

Em Marvel Family #28 de 1948, o Billy Batson vai até Animalville a procura do Hoppy Marvel.

 Na DC Comics, a realidade do Hoppy Marvel ficava em outra dimensão, separada da Terra-S. Talvez porque a Fawcett vendeu o personagem para a Charlton (que mudou o personagem) depois 1953 e depois a Charlton foi adquirida pela DC Comics.

Em DC Comics Presents: Superman and the Shazam #34 de 1981 a dimensão do Hoppy Marvel era separada da Terra-S.

 Na DC Comics a Terra-S tinha outra diferença da Terra-1: a magia nesta realidade era mais poderosa que no mundo do Superman. Isso porque na Terra-S a magia flui desde sua concepção, ou seja, é uma realidade ligada a magia.

Em DC Comics Presents: Superman and the Shazam #33-34 de 1981 o Mxyzptlk descobriu que sua magia era mais poderosa na Terra-S, o duende com sua magia unido ao conhecimento cientifico do Sr. Cérebro construiu uma antena magica capaz de roubar os poderes dos Marvels, desse modo o Rei Kull foi capaz de enfrentar toda a Família Marvel e o Superman sem muitos problemas.

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Camisa do Homem-Bala e Mulher-Bala

 O Homem-Bala era um personagem muito popular da Fawcett nos anos 40 (depois da Família Marvel), e ele era sempre apresentado ao lado da amada, a Mulher-Bala, em suas aventuras. Quem quiser ver a origem do Homem-Bala leia aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/09/a-origem-do-homem-bala-da-fawcett.html

 Em 1947 a Fawcett produziu a camisa com a dupla voadora estampada, que é muito raro nos dias de hoje. Este item é um dos poucos conhecidos da dupla já que a Família Marvel era a campeã de licenciamento da Fawcett. Fotos de Internet.

Camisa para criança tamanho 12 (americano) com a dupla da Fawcett.

Detalhe da camisa com a dupla de heróis da Fawcett com o ano da fabricação.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Localizador de Código E-Z do Capitão Marvel

 Em 1943 a Fawcett produziu o produto prêmio chamado "Localizador de Código E-Z" (E-Z Code Finder no original) do Capitão Marvel que custava 5¢. O produto foi anunciado nas revistas Fawcett. Fotos de Internet.

Anúncio do Localizador de Código na revista Captain Marvel Adventures #25 de 1943.

 O objeto era girado para formar frases pelos sócios do Fã-Clube do Capitão Marvel. O item tinha duas faces (uma sobre a outra) feito de papel rígido com um rebite no centro. Alguns dos principais heróis da Fawcett aparecem no disco: Spy Smasher, Homem-Bala, Capitão Marvel Jr e Capitão Midnight.

Localizador de Código E-Z.

O Economizador de Centavos mágicos do Capitão Marvel

 Em 1948 a Fawcett produziu um cofrinho mágico do Capitão Marvel para guardar centavos. O cofrinho era de metal com a imagem litografada do herói de um lado e o seu símbolo, o raio místico, do outro. Num dos lados também possui a imagem do Capitão Marvel voando e outra de seu rosto.

 O objeto possui cerca de 6 cm e na cor azul. Fotos de Internet.

Na parte frontal do cofrinho com o Capitão Marvel.

Parte reversa do cofrinho com o raio mágico e a palavra mágica "Shazam".

Lateral do cofrinho.

Lateral do cofrinho com o rosto do Capitão Marvel e o herói voando. O desenho do herói voando é a mesma imagem que aparece nos carrinhos relâmpagos de 1947.

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Capitão Marvel vs Lobo - 1º Confronto

 No pós crise o Capitão Marvel enfrentou o Lobo. Durante a Guerra dos Deuses o Capitão Marvel é lançado onde o Lobo estava, caindo sobre ele num bar galáctico. O maioral fica puto, e o Capitão Marvel dessa época era aquele da Liga da Justiça cômica do final dos anos 80. O Mortal Mais Poderoso do Mundo educadamente pede desculpas pelo ocorrido, enquanto o Lobo quer lutar a todo custo. Após o Capitão Marvel ver como o Lobo tratava as pessoas, ele resolve dar uma lição no valentão. E assim eles acabam lutando brevemente. A luta termina sem vencedor, mas o Lobo se impressiona com os golpes do jovem herói de Fawcett City. Estes eventos ocorreram em L.E.G.I.O.N '91 #31 de 1991. Fotos de Internet.

O Lobo havia tentando lutar contra o Capitão Marvel que relutava achando ser algo não civilizado (lutar por nada). O lobo desconta sua fúria num cidadão. O Capitão Marvel se irrita com o jeito do Lobo. Ele retorna e bate no maioral.

O Lobo revida e parte pra cima do herói.

O Capitão Marvel revida fortemente e o Lobo voa longe, o jovem herói vai atrás do maioral preocupado por ter batido forte, o Lobo aparentemente parece ter ficado atordoado, mas volta e de surpresa bate forte no Capitão Marvel.

Aproveitando o jovem herói estar atordoado, o Lobo o amarra na sua moto e sai por ai. O Capitão Marvel se liberta quebrando sua corrente.

O Capitão Marvel volta e bate forte de novo.

Mandando o Lobo longe novamente, o maioral se impressiona com o golpe, e decide apelar para suas granadas. No momento em que o herói de Fawcett city voa em super velocidade pra cima do maioral, ele desaparece da mesma forma em que apareceu.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Quem lia as HQs na Golden Age?

 A Fawcett era pioneira em muitas coisas. Em 1944 o Departamento de Pesquisa de Marketing da Fawcett produziu um estudo elaborado sobre seus leitores. A publicação foi intitulada: "Who Reads the Magazine Comics?"

 A capa da publicação interna da Fawcett trazia impressa a revista Captain Marvel Adventures #33 de 1944 sendo lido por crianças e adultos. O livreto trazia o Capitão Marvel visitando a Fawcett querendo saber quem lia suas revistas. O herói tem as revistas Whiz Comics e Captain Marvel Adventures nas mãos.

 O livreto mostrava que os leitores variavam de idade, com porcentagem de meninos e meninas, adolescentes e adultos, forças armadas. Segundo a pesquisa, cerca de 72% dos lares americanos liam HQs (em cada 4 casas 3 liam). O livreto exibe vários gráficos sobre quantas HQs eram lidas por mês, leitores por idade e sexo, status econômico, influência de ocupação, influência do tamanho das cidades, influência das crianças na leitura dos adultos, atitudes adultas, leitura comparativa, influência das crianças nas compras da família, produtos anunciados, disposição de HQs (passar pra frente), leitores secundários, e métodos.

 Esse livreto com lombada espiral tem 40 paginas pintados em vermelho, e preto e branco. Esta obra é de extrema importância para o estudo sobre quadrinhos nos seus primórdios. Fotos de Internet.

Who Reads the Magazine Comics?

 Quem quiser ler o livreto para entender o mercado de HQs nos anos 40 pode baixar (fazer download) aqui: https://mega.nz/file/X0t0xBLb#3lKvQqCxKXfr6k97lcYLtbHLc_y5wAQXzxDfWIpCuQY


domingo, 20 de novembro de 2022

Código Secreto do Capitão Marvel

 A Fawcett querendo aproveitar o grande sucesso do Capitão Marvel começou a investir no Fã-Clube do seu herói, que crescia exponencialmente. Na Golden Age (Idade do Ouro) dos quadrinhos as editoras gerenciavam o Fã-Clube dos personagens, desse modo podiam vender objetos exclusivos diretamente para os fãs.

 Nesse período, o Superman e o Capitão Marvel tinham mais associados que qualquer outro super-herói nos seus respectivos Fã-Clubes. Em meados dos anos 40 o Capitão Marvel passaria a ter o Fã-Clube com mais associados que qualquer um, passando inclusive o Superman.

 A Fawcett, então, começou a explorar códigos secretos numa aventura do Capitão Marvel e logo apareceria nos anúncios de suas revistas sobre o Fã-Clube do herói. Assim, o sócio participante ganharia, depois de se inscrever, o cartão de membro do Capitão Marvel e o código secreto para decifrar suas mensagens que aparecia em algumas aventuras. Fotos de Internet.

Na Whiz Comics #24 de 1941 é anunciado a mensagem secreta do herói nas futuras revistas do personagem.

A mensagem secreta aparece no anuncio da Whiz Comics #26 de 1942.

Na Whiz Comics #38 de 1942 o código secreto é usado na propaganda do Fã-Clube.
 
No Captain Marvel Adventures #9 de 1942 também é exibida uma mensagem secreta que só poderia ser decifrada com o cartão do clube do herói.

No Captain Marvel Adventures #17 de 1942 o código também é usado na estória.

Em Captain Marvel Adventures #31 de 1944 a estória do herói usou o código secreto.

Em Captain Marvel Adventures #33 de 1944 o código secreto é usado em duas estórias.

No America's Greatest Comics #3 de 1943 a mensagem secreta também apareceu para ser decifrada.

Cartão de membro do Fã-Clube do herói.

No verso do cartão havia o código secreto que deveria ser usado para decifrar as mensagens nas revistas do herói.

Junto do cartão de membro do Fã-Clube vinha a mensagem secreta do Capitão Marvel. Nota: na imagem vemos a mensagem decifrada logo abaixo do código secreto, mas isso foi feito pelo antigo dono.


O cartão de membro do Fã-Clube era especial, porque o herói virava Billy Batson dobrando-o.

 Isto parece ter durado todo o período da linha de quadrinhos do Capitão Marvel, pois o anúncio desses itens aparece no Captain Marvel Adventures #104 de 1950.

Em Captain Marvel Adventures #104 de 1950 ainda era anunciado o kit do Fã-Clube.

O seriado, a peça teatral e a radiofonização do Capitão Marvel no Brasil

 Bom, como todos devem saber o Capitão Marvel estreou nas HQs no Brasil em 1943, na revista intitulado "Gibi Mensal" no número 34....