pub-2329480711880438

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

O Capitão Marvel está entre os mais poderosos super heróis na DC

 Não é novidade pra ninguém que o Capitão Marvel é um dos heróis mais poderosos da DC Comics (aqui eu excluo entidades, divindades e seres extra dimensionais), ele muitas vezes é comparado ao Superman inclusive em tipos de mídias diferentes como: HQs, animações, jogos, manuais de RPG e enciclopédicos. Muitos fãs de quadrinhos acreditam que o o herói da Fawcett plagiou o Homem de Aço em tudo, o que não é totalmente verdade. Embora, algumas características são bastante similares entre eles, também existe diferenças. Inclusive foi o Capitão Marvel quem começou primeiro a realizar feitos absurdos (ex.: mover estrelas, planetas, continentes) que depois seria marca registrada do Superman. Se não acreditam, basta lerem as aventuras dos dois do mesmo período (anos 40) que vocês irão constatar esse fato, basta dar uma pesquisada no google e acharam essas revistas online. Fotos de Internet, exceto baralho Grow (acervo pessoal).

 Quando o Capitão Marvel saiu de cena em 1953, o Superman reinou absoluto (pois ele foi eclipsado pelo herói da Fawcett por alguns anos antes) e desde então continuou a realizar façanhas muito impressionantes. Quando o Capitão Marvel foi licenciado pela DC em 1972 este universo já estava em fase de mudança, desse modo, o Mortal Mais Poderoso do Mundo já não era o mesmo em termos de poder e força, mas ainda assim era muito grande. O universo DC estava ajeitando a casa, Superman tinha perdido parte de seus poderes para o Superman de Areia, o Capitão Marvel ficou enfraquecido devido a 20 anos suspenso no Suspendium do Dr. Silvana. Este período ocorreu na ERA DE BRONZE dos quadrinhos.

 Mas, vamos ao que interessa e ver o que é divulgado do Capitão Marvel em relação aos heróis DC em diferentes mídias.

Em World's Finest Comics #264 de 1980 o Capitão Marvel e Black Adam são equivalentes.

Em DC Comics Presents: Superman & Shazam #33 de 1981 durante a fase pré-crise o Superman ficou temporariamente com os poderes do Capitão Marvel (e os deles ficou com o Billy) e ele notou estar tão forte e invulnerável como antes. Aqui vemos o próprio Superman se equiparando ao Capitão Marvel.

Em DC Comics Presents Superman and Shazam! #49 de 1982 o Black Adam (que é equivalente ao Capitão Marvel) é visto como equivalente pelo Superman.

Em Crisis On Infinite Earths #6 de 1985 a Supermoça agiu cautelosamente contra o Capitão Marvel dominado pelo Pirata Psíquico (que tinha os poderes elevados pelo Antimonitor). Ela não permitiu que ele chegasse muito perto por medo que ele pudesse matá-la. A Supermoça dessa época era muito poderosa para vocês terem ideia.

Em Crisis On Infinite Earths #7 de 1985 o Alexander Luthor confirmou que o Capitão Marvel é o Mortal Mais Poderoso do Mundo (da Terra-S da Fawcett). Vale lembrar que nesse período o Capitão Marvel era o Superman de seu universo. Note que Lady Quark é um dos seres mais poderosos da Terra-6, os dois Supermen não precisam de apresentação (mais os dois são os seres mais poderosos da Terra-1 e 2), e o Tio Sam é um dos seres mais poderosos da Terra-X (universo Quality). O Capitão Átomo deveria estar no lugar do Besouro Azul (representando a Charlton).

Em DC Challenge #11 de 1986 o planeta Rann e a Terra estavam se aproximando da mesma orbita causando desastres e indo em rota de colisão, então, o Capitão Marvel falou que ele e o Superman podiam mover o planeta Terra juntos para seu devido lugar, porém precisava dos dois, e o Homem de Aço não estava presente. O Caçador de Marte estava presente, mas não se manifestou (o que comprova que nesta época ele era bem menos poderoso, inclusive ele foi derrotado pelo Superman até com certa facilidade numa aventura contra Mongul). Até aqui é fase PRÉ-CRISE.


 Na linha de brinquedos da Kenner intitulada Super Powers Collection de 1984-86 as características dos heróis são apresentadas no card biográfico de cada um: apenas o Capitão Marvel é associado ao Superman.


No baralho Super Trunfo Super Amigos Argentino da Cromy de 1985 o Superman é o mais forte dos personagens seguido do Cyborg (Hã? É isso mesmo) e depois Capitão Marvel/Shazam. Os outros heróis estão abaixo de 900 de força. Este baralho é bizarro, cheio de erros grotescos e discrepâncias.

Em Adventures of Superman #442 de 1988 o Aquaman comparou o Capitão Marvel com o Superman e o Caçador de Marte concordou (lembrando que o marciano é um personagem inteligente e sábio).

Em War of the Gods #1 de 1991 o Capitão Marvel enfeitiçado enfrentou a Diana, a heroína ficou impressionada com o poder e velocidade dele, e ela percebeu que não poderia ficar na defensiva contra ele.

Em Wonder Woman #59 de 1991 a Diana ainda se lembrava de ter enfrentado o Capitão Marvel e novamente ela elogia o poder dele e sua habilidade.

Em L.E.G.I.O.N. '91 #31 o Lobo se impressionou com a força do Capitão Marvel.

Em Action Comics Annual #4 de 1992 o Superman foi possuído pelo Eclipso, então, a Gelo contatou alguém que poderia encarar o Superman caso necessário e esse alguém era o Capitão Marvel.

No RPG DC Heroes 3º edição de 1993 da Mayfair o Superman era o mais forte dos super heróis (força 25), seguido pelo Capitão Marvel (força 20), Caçador de Marte (força 18), Lobo (força 16) e Mulher Maravilha (força 16). Embora, possa não parecer, isso tem muita significância no jogo: Superman podia levantar 800 mil toneladas, enquanto o Capitão Marvel podia levantar 25 mil toneladas. Isso porque na tabela de peso o marcador dobra consideravelmente. O jogo foi muito bem recebido pela critica, mas teve problemas com os fãs: as características de alguns personagens não batiam com o que era lido nas HQs. Também havia alguns erros e coisas faltantes em algumas fichas de personagens, sem dizer que a família Kryptoniana e Daxamitas ou relatados (Superboy, Erradicador, Supercyborg, Mon-el) foram favorecidos em relação aos outros heróis que nas HQs eram similar ou próximos a eles em poder ou força. A Poderosa não era mais Kryptoniana neste período e ela tinha força 22, mas foi nerfada para 20 e depois 18 após o ataque do Homem Cinza. O Capitão Átomo aparece como força 22 e 12 sem explicação alguma.

 Engraçado que o Héracles/Hércules e Atlas possuem força entre 25-27 no manual da Mayfair, e ambos são doadores da força e resistência do Capitão Marvel. A explicação para essa nerfada do jovem herói foi de que ele tinha uma pequena fração dos poderes dos deuses e heróis, só pra constar: isso durou apenas neste período. Não fosse isso, o Capitão Marvel teria a mesma força que o Superman graças a força de Hércules que é mostrado no manual. 

Em 2019 eu falei com o Ray Winninger que é um dos envolvidos na produção do RPG DC Heroes, eu perguntei a ele por que as características do Capitão Marvel estavam tão baixas em relação ao Superman já que eram equiparados, então, ele me respondeu que o editorial da DC determinou que ele não seria páreo para o Homem de Aço, embora chegasse perto. Porque o Superman estava no auge neste período. Ele ainda me respondeu que as características do Capitão Marvel pré-crise ele colocaria na força 45 baseado no que foi contado a ele pelo editorial da DC nesse tempo (o Superman tinha força 50, obviamente o herói da Fawcett seria nerfado nesta época). Eu tentei falar com ele depois, mostrando alguns feitos do Capitão Marvel que contrariava a ideia da DC e que colocaria o herói na força 50 (igual ao Superman), mas ele infelizmente não me respondeu. O Capitão Marvel pré-crise na DC era continuidade da Fawcett, o que movia planetas, resistia a tudo e ultrapassava a velocidade da luz (mesmo nerfado quando estreou na DC em 1973). Isso corroborou o que sabemos a tempos: a DC inferiorizava o Capitão Marvel em relação ao Superman. O Capitão Marvel não possui ficha pré-crise nestes RPGs da Mayfair.

Nos cards DC vs Marvel Comics/Marvel Comics vs DC de 1995 o Superman e o Capitão Marvel são apresentados como uns dos heróis mais poderosos da DC pelo Peter Parker.
 
Em Superman The Man of Tomorrow #4 de 1996 Capitão Marvel e Superman apostam braço de ferro para caridade, enquanto o Bibbo e o mago Shazam defendem seus favoritos. Nesta aventura o Bibbo disse que o Capitão Marvel era quase tão durão quanto o Superman, o mago Shazam o corrigiu dizendo que seu campeão era tão durão quanto o Homem de Aço, equiparando-os.

Em The Power of Shazam! #46 de 1999 o Superman se equiparou ao Capitão Marvel. O braço de ferro estava equilibrado até o poder do Capitão Marvel cair pela metade com a transformação de Mary Marvel e Capitão Marvel Jr. Neste período a Família Marvel partilhava o poder do mago, desse modo quando os três estavam transformados ao mesmo tempo o poder caia pela metade, enfraquecendo-os.



Em DC Universe RPG da WEG de 1999 o Superman é levemente superior ao Capitão Marvel, Caçador de Marte e Mulher Maravilha (estes três últimos eram equiparados).

Em Flash #162 de 2000 o Flash comparou o Capitão Marvel com o Superman.

Em Action Comics #768 de 2000 o Superman e o Capitão Marvel trabalharam juntos, depois eles conversam, se elogiam e o Superman diz ao herói de Fawcett City que o considera como igual em todos os sentidos, embora haja uma rivalidade amistosa entre eles, coisa de amigo.

Em Superman The Man of Steel #117 de 2001 o Superman, o Capitão Marvel, o Capitão Átomo e a Mulher Maravilha estão entre a maior concentração de poder bruto da Terra.

Em SJA #34 de 2002 o Homem Hora afirmou que o Capitão Marvel era o mais forte e o mais veloz membro do grupo Sociedade da Justiça, isso deixou a Poderosa irritada. A Poderosa é próxima ao Superman em poder bruto.

Em JSA #41 de 2002 o vilão Barax exclamou que o Capitão Marvel e o Black Adam são quase imparáveis. 

Em Wonder Woman Secret Files & Origins #3 de 2002 o Capitão Marvel é citado como um dos super heróis mais poderosos do planeta ao lado da Mulher Maravilha, Caçador de Marte e Superman.

Nos baralhos Top Trumps de 2005 e 2006 o Superman vem em 1º no quesito força (50) seguido pelo Capitão Marvel e Black Adam (ambos com 48) e depois Caçador de Marte (46). Os outros heróis estão abaixo desses números (Superboy Kon-El tem 40). As heroínas são poderosas e lideradas por Supermoça (45) e Mary Marvel (42) e depois Mulher Maravilha e Poderosa (ambas com 41). Dos vilões apenas Apocalypse está ao lado do Superman (50 também) em força, Ares vem em seguida (42), e Zod está muito abaixo (38). Vale lembrar que esses baralhos são discrepantes em alguns atributos, por exemplo: o Batman é mais forte que o Nuclear e Parallax (Hal Jordan) que possuem força sobre humana nas HQs (31 e 28 respectivamente). Outro exemplo: Mary Marvel tem mais experiência de combate que o Capitão Marvel que surgiu primeiro que ela (82 e 71 respectivamente). Tem outros, mas ficarei aqui para não fugir do foco. Pra quem não sabe, esses baralhos geralmente são discrepantes pra dar fluidez e jogabilidade ao jogo senão algumas cartas seriam inúteis. As cartas do Superman e Batman são bastante caprichadas em relação aos outros (cada uma vem num deck separado). O Black Adam era mais anti-herói nessa época do que vilão.

Em Justice #8 de 2005 o Homem Borracha acabou comparando o Capitão Marvel ao Superman por serem parecidos, na conversa tem a ver com os poderes.


Em Countdown to Infinite Crisis #1 de 2005 o Besouro Azul descobriu que a organização Xeque-Mate tinha arquivos detalhados da Liga da Justiça, assim que ele leu as fichas dos membros ele disse pra si mesmo ser apenas um homem e não era como o Capitão Marvel e/ou Superman indicando que os dois eram os mais poderosos membros da equipe (e Diana também).

Em Countdown #45 de 2007, é exibido cenas de crises na DC narrados pelos Monitores, o Capitão Marvel é mostrado como contraparte do Superman (aventura ocorrida no pré-crise).

Na The DC Comics Encyclopedia de 2008 o Capitão Marvel é comparado ao Superman.

Na linha de brinquedos da Mattel de 2008 intitulada DC Universe Infinite Heroes o Superman, o Capitão Marvel e o Caçador de Marte são equiparados, a Supermoça apareceu como a mais forte que eles, mas nessa época era a fase onde a DC tentou a fazer a personagem mais poderosa que o Homem de Aço (isso é mencionado em Supergirl #0 de 2005). Esses cards são o The Monitor Files da cartela das figuras.

Em Final Crisis #7 de 2009, o Capitão Marvel da Terra-5 (uma versão da Terra-S) aparece como uma das versões do Superman do Multiverso DC, inclusive chegou a liderar uma tropa de Supermen. O Capitão Marvel era o Superman da Terra-S no pré-crise.

 No mais recente manual de RPG da DC Comics (de 2010) temos o Capitão Marvel e o Superman no topo em força física.

Capitão Marvel possui força 19.
 
Superman possui força 19.

Mon-El possui força 18.

Poderosa possui força 17.
 
Capitão Marvel Jr possui força 17.

Mary Marvel possui força 17.

Caçador de Marte e Mulher Maravilha possuem força 16.

Mulher Maravilha possui força 16.

Orion possui força 16.

Lobo possui força 16.

Supermoça possui força 15.

Superboy Kon-el possui força 15.
Em DC Comics Adventures RPG de 2010 o Capitão Marvel é equivalente ao Superman em tudo, Caçador de Marte e Mulher Maravilha ficam abaixo dos dois. Na ficha é dito que o Capitão Marvel rivaliza com o Superman em força, velocidade e durabilidade. Ambos Supermoça e Superboy Kon-el tem força 15 neste manual. Capitão Átomo também tem força 15, assim como Barda e Donna Troy. Ambos Mary Marvel e Capitão Marvel Jr possuem força 17 ficando acima da família Kryptoniana. Orion tem força 16. Poderosa possui força 17 ficando acima da Diana e Caçador de Marte. Os vilões Apocalypse, Monarca e Validus possuem força 20. Já o Superboy Prime tem força 24. No apêndice dos manuais os personagens são ranqueados por nível de poder (power level), nesse caso o Espectro lidera com 18; seguido por Monarca com 17; depois Ares, Black Adam, Darkseid, Apocalypse, e Mordru com 16; depois o Capitão Marvel, Superman, Mulher Maravilha, Amazo, Bizarro, Superman Cyborg, Dr Fate, Zod, Ultraman, Monstro do Pântano com 15; depois Capitão Marvel Jr, Mary Marvel, Orion, Caçador de Marte e Capitão Átomo com 14. Deixaram alguns dos vilões mais poderosos que os heróis, o que é contraditório.



A Grow lançou em 2016 o baralho Super Trunfo dos mais famosos heróis DC, baseados nos Novos 52. O Superman é a melhor carta (com força 50), seguido pela Mulher Maravilha, Supermoça e Shazam que é a versão mais recente do Capitão Marvel (os três com força 45), Caçador de Marte (40), Aquaman e Lanterna Verde (ambos com 35), Capitão Átomo (25) e Flash (20). Nessa versão a Diana ficou acima da Supermoça e Shazam por muito pouco no quesito Poderes e Poder de Cura. Vale lembrar que na versão Novos 52 ela era uma deusa, filha de Zeus. Porém, a Diana ter mais Poderes que Supermoça, Shazam e Marciano ficou discrepante. Shazam e Supermoça deveriam ter Poderes 45 e o primeiro Poder de Cura no mínimo 80. Capitão Átomo deveria ter força no mínimo 35 ou mais. Caçador de Marte deveria ter Poderes 45 também. O Batman e o Arqueiro Verde possuem Poder de Cura igual do Capitão Átomo (30). Apocalypse é o vilão mais forte com força 50, Zod vem em seguida com 45. A Diana tem Poder de Cura (80) maior que o Apocalypse (75). O Aquaman Novos 52 é bem mais forte e poderoso que as versões anteriores. Apesar de alguns erros esse baralho é bem melhor que o Argentino. A trindade DC é bem respeitada (Superman, Batman, Mulher Maravilha). Mas, é como eu disse, esse jogo é para ser equilibrado, a Diana é mais ou menos a contraparte feminina do Superman neste baralho. Acervo pessoal!

Em The DC Book: A Vast and Vibrant Multiverse Simply Explained de 2021 o Shazam (o versão mais recente do Capitão Marvel) é dito ter a força do Superman.

Em Titans: Beast World #6 de 2024, osuper-heróis mais poderososão reunidos na Torre Titã afim de testar uma teoria contra Mutano que estava fora de controle. Note que faltou Adão Negro (que estava infectado pelo Mutano), Lobo, Capitão Marvel Jr, Capitão Átomo e Nuclear na lista. O Capitão Marvel e o Mary Marvel estão entre os citados. 

 Como foi mostrado nas várias mídias aqui, o Capitão Marvel quase sempre é equiparado ao Superman, o que faz dele um dos super heróis mais poderosos da DC, já que o Homem de Aço está no top nesta categoria. O Lobo, o Caçador de Marte e a Mulher Maravilha começaram a ser equiparados ou mesmo estando próximo do Superman a partir do pós-crise, enquanto o Capitão Marvel era equivalente do Kryptoniano desde o pré-crise. Durante a segunda metade dos anos 80 e início dos anos 90 o Capitão Marvel foi nerfado porque o editorial da DC queria isso, como foi mostrado no print acima da minha conversa com o Ray Winninger. No pré-crise o Capitão Marvel é mostrado como rival do Superman e vice versa, ambos enfrentaram impostores e/ou sósias um do outro. O enfraquecimento que o Capitão Marvel sofreu no período mencionado pode ter outro significado: em 1977 a Fawcett foi comprada pela CBS e a partir desse momento a revista solo do herói licenciado pela DC já estava em baixa sendo cancelada em 1978 e tendo estórias em outras revistas até sair de cena. Em 1985 a DC arrumou a casa com um reinicio total e reinventando seus personagens. O Capitão Marvel foi alterado para ficar mais fraco provavelmente para desvalorizar o personagem e facilitar a venda, pois a DC compraria tudo relacionado a ele em 1991, até porque a CBS queria se livrar de qualquer coisa que pudesse lhe dar problema judicial. Depois da compra do Capitão Marvel pela DC, a mesma colocou o herói ao lado do Superman em algumas ocasiões e em outras muito próximo a ele. Nos RPGs posteriores o Capitão Marvel é levemente inferior ao Superman e no mais recente é como seu igual (é a primeira vez que a Família Marvel é respeitada em termos de poder na DC o que me surpreendeu muito). As fichas do Caçador de Marte, Lobo, Mulher Maravilha, Mon-El e Poderosa variam muito nos manuais de RPG, mas sempre eles estão abaixo do Superman tanto no pré-crise quanto no pós-crise. Vale lembrar que as mídias são diferentes e de épocas (fases) distintas também. É importante enfatizar isso, porque a DC constantemente muda, reinicia seu universo e está sempre mudando algumas coisas. Os heróis recebem upgrades e sofrem downgrades de tempos em tempos. Tenham em mente que os personagens sempre mudam e evoluem assim como seus poderes e/ou características.
 A ideia da equivalência e rivalidade entre o Homem de Aço e O Mortal Mais Poderoso do Mundo vem desde o pré-crise (e época da Fawcett quando eram competidores), a DC usou isso pra tentar alavancar as vendas de suas revistas na época justamente para combater a Marvel. A sessão de cartas do Shazam e Superman inflamava essa rivalidade.

Em JLA #103 de 1972 o Superman enfrentou um falso Capitão Marvel (um homem fantasiado enfeitiçado por Félix Fausto), e eles são equiparados.

Em Superman #276 de 1974 o Superman enfrentou uma versão do Capitão Marvel conhecida como Capitão Trovão. Na luta eles são equiparados e no fim o Superman comentou que se há uma diferença de força entre eles ela é mínima para medir.

Em Shazam! #15 de 1974 o Lex Luthor viajou para a Terra-S e ele confundiu o Capitão Marvel com o Superman devido a similaridade.

Em JLA #137 de 1976 o Superman e o Capitão Marvel se encararam, na narrativa o Kryptoniano estava descontrolado por causa da Kryptonita vermelha e seus amigos não conseguiram pará-lo, então, o Capitão Marvel se gaba de ser mais forte para chamar a atenção do Superman, depois o campeão do mago Shazam libertou o Superman do efeito da Kryptonita.

Em Shazam! #30 de 1977 o Capitão Marvel enfrentou um Superman feito de metal especial do Dr. Silvana. O falso Homem de Aço se gabou que não seria batido pelo campeão do mago, mas foi derrotado.

Em All-New Collectors' Edition #C-58 de 1978 há uma comparação bem explicada entre os dois titãs.

 Originalmente o Capitão Marvel era o único rival em poder bruto do Superman no pré-crise, não era apenas rivais nas vendas! A DC deixa o Capitão Marvel ou Shazam levemente inferior ao Superman porque seu poder mágico equilibra e iguala as coisas, mas depende da época e/ou roteirista também. Creio que fazem o mesmo com Black Adam. Mas, o que fica claro é que: o Capitão Marvel é um dos super heróis mais poderosos da DC, vindo ao lado ou logo atrás do Superman quase sempre.
Matéria atualizada em 12/06/2024.

O seriado, a peça teatral e a radiofonização do Capitão Marvel no Brasil

 Bom, como todos devem saber o Capitão Marvel estreou nas HQs no Brasil em 1943, na revista intitulado "Gibi Mensal" no número 34....