pub-2329480711880438

domingo, 30 de abril de 2023

Gotham City era o lar de Sr. Escarlate antes do Batman

 Gotham City ao lado de Metrópolis provavelmente são as cidades fictícias mais conhecidas dos quadrinhos e da cultura pop. Fotos de Internet. Mas, vocês sabiam que Gotham City foi a cidade do Sr. Escarlate primeiro que do Batman?

Em Wow Comics #1 de Dezembro de 1940, Gotham City era a cidade do Sr. Escarlate.

Em Batman #4 de Janeiro de 1941.

 O Batman surgiu primeiro que o Sr. Escarlate, mas sua cidade foi nomeada pela primeira vez em Batman #4, enquanto que na Fawcett isso já tinha sido citado semanas antes. Pode ser apenas uma coincidência, mas a fama do Bob Kane fala contra ele. É digno de nota que a National (DC) estava de olho nas revistas Fawcett: a editora do Superman ameaçou processar a editora do Capitão Marvel por causa do Master Man em 1940, depois processou em 1941 por causa do Mortal Mais Poderoso do Mundo. A National também ficava de olho nas concorrentes pra ver se alguns dos personagens deles eram similares aos seus. Porém, Gotham City já era conhecido muito antes da Fawcett e National, pois existe uma cidade com esse nome em Nottinghamshire na Inglaterra que vem do Inglês Arcaico Gotham ou "Casa do Bode" cujas origens remonta ao século 16 d.C. ou talvez antes. Para ler curiosidades similares a deste post veja os links seguintes:

sexta-feira, 28 de abril de 2023

As crianças dos anos 40 queriam o Capitão Marvel infantil?

 Bom, esse post não tem intensão de inflamar os fãs e nem causar polêmica, afinal gosto é gosto e não se discute (mesmo se for duvidoso 😂). Mas, a tentativa da DC Comics de infantilizar forçadamente e desnecessariamente o Shazam (principalmente na fase Novos 52 e Renascimento) é um erro tremendo. Fotos de Internet.

 O personagem clássico (Fawcett) tinha um lado infantil, mas também tinha um lado adulto. Billy Batson era responsável, investigativo e muito intuitivo. Claro que suas aventuras eram cômicas, mas inicialmente não eram, elas eram mais sérias. Depois de 1941, as aventuras foram ficando cada vez mais divertidas, despretensiosas, e cômicas. Mas, ainda o herói agia como adulto na maioria dos casos. As coisas engraçadas que o herói fazia era tomar susto, ficar tímido perto de mulheres, tomar torta na cara, chute na bunda, escorregar e coisas do tipo.

 A Fawcett produziu uma aventura do herói onde ele agia como uma criança, e as crianças não acharam graça e pediram pra ele agir como alguém do tamanho dele (adulto). É claro que eram outros tempos, mas isso mostra como os fãs do herói o enxergavam nessa época. Na aventura o herói recebeu várias críticas de seus fãs, e ele então, acabou tentando agradar a todos, e não conseguiu. A moral da estória era mostrar que devemos ser nós mesmos apesar das críticas. Na carta que o Capitão Marvel recebeu reclamaram que ele era velho, então, ele decidiu agir como jovem. As crianças não gostaram. Há outras situações engraçadas nessa aventura. Essa estória é uma daquelas ligadas ao público e ao fã clube do personagem. A Fawcett sabiamente produzia estórias onde o público consumidor interagia com o herói através de ideias, código secreto e etc. 

Na Whiz Comics #45 de 1943, o herói agiu como infantil e a criançada não gostou nada.

 Os fãs de hoje não são os mesmos de décadas atrás, mas mesmo assim a ideia de um herói agindo como um bobo que possui a sabedoria de Salomão não faz sentido algum no mundo de hoje. Ainda mais, num tempo onde heróis violentos e sem muito escrúpulos fazem sucesso. É obvio que um herói inocente e puro é complicado para se adaptar hoje, mas há outras alternativas. O Shazam de Geoff Johns não é ruim, mas está longe do personagem clássico, e deve ser encarado como outra versão do herói, outra releitura.

domingo, 23 de abril de 2023

Capitão Marvel vs Drácula?

 Em 2001 Gene Colan e Tom Palmer produziram a arte comissionada do Capitão Marvel da DC Comics salvando Linda Silvana do conde Drácula. Gene Colan é conhecido por sua arte na revista Marvel "The Tomb of Dracula", enquanto Tom Palmer era seu arte finalista. A fantástica arte tem cerca de 34 x 49 cm. Gene Colan desenhou em 2001 e Tom Palmer arte finalizou em 2003.

 Esta obra pertencia a Mike Mikulovsky que é um grande fã do "Mortal Mais Poderoso do Mundo", e foi leiloada em 11 de Julho de 2020.

Fotos da arte tiradas da internet.

 Curiosamente, muito antes na Fawcett (em 1941), o Capitão Marvel enfrentou o vampiro Bram Thirla e acabou por matá-lo.
Em Captain Marvel Adventures #1 de 1941, o Capitão Marvel matou o vampiro Bram Thirla. 
 
 Possivelmente o nome do vampiro (Bram) da Fawcett foi inspirado no romance de terror "Drácula" (Dracula no original) de Bram Stoker de 1897. A aparência do vilão da Fawcett também lembra o Conde Orlok de 1922 (Nosferatu: A Symphony of Horror).

Conde Orlok de Nosferatu: A Symphony of Horror de 1922.

sexta-feira, 21 de abril de 2023

63º Quem fez primeiro: Superman ou Capitão Marvel? ENCARAR VILÃO NUM PRÉDIO EM CONSTRUÇÃO

 Continuando os posts de quem fez primeiro entre Superman e Capitão Marvel, hoje vos trago algo meio diferente. Fotos de Internet. Vocês sabiam que os dois maiores super heróis da Golden Age (Era de Ouro dos quadrinhos) enfrentaram vilões num prédio não terminado? Não? Então, vamos conhecer:


Em Superman #2 de 1939, o Homem de Aço encarou um vigia noturno que estava sabotando o prédio não acabado a mando de alguém. O homem acabou caindo, foi salvo pelo Superman, mas morreu em seguido de infarto.


Em Captain Marvel Adventures #1 de 1941, o jovem herói encarou o vilão Z num edifício não terminado, e ambos acabaram caindo, enquanto o Capitão Marvel tentou apaziguar a queda. Depois, Z parecia ter morrido no fundo do rio, pois era um robô.

 Embora, as cenas sejam meio semelhantes, os contextos das duas estórias são bem diferentes. Aqui o Superman fez isso primeiro que o herói da Fawcett.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

62º Quem fez primeiro: Superman ou Capitão Marvel? ENFRENTAR UM ROBÔ OU HOMEM DE ARMADURA EM ALTA VELOCIDADE E NO RIO

 O Superman e o Capitão Marvel possuem muito em comum, mas também diferenças. A popularidade dos dois super-heróis dominavam a imaginação e preferência do publico durante os anos 40. Os dois realizavam façanhas semelhantes um na frente do outro e vice-versa e, as vezes, no mesmo período. Fotos de Internet.

 Os dois enfrentaram inimigos poderosos nos seus primeiros anos, que eram feitos de metal e/ou vestiam armadura metálica. A batalha foi difícil, eles lutaram na água e em alta velocidade. Mas, dos dois, vocês sabem quem realizou isso primeiro? Não? Vamos conhecer juntos:


Em Captain Marvel Adventures #1 de 1941 o jovem herói enfrentou Z, um robô criado por Dr. Silvana. Eles lutaram e acabaram caindo no rio, o herói saiu vitorioso. O Dr. Silvana aprimorou a força de Z com uma droga depois dele ser derrotado pelo herói. Depois, o Capitão Marvel finalizou o oponente batendo em super velocidade. Seus punhos são descritos como metralhadoras velozes e tão devastadores quanto explosivos.

Em World's Finest Comics #6 de 1942, o Homem de Aço enfrentou Metalo (que não tem nada a ver com o Metallo com coração de Kryptonita, são apenas homônimos) que era um homem que usava armadura do metal mais resistente da Terra e um soro de força, eles lutaram e, então, caíram no rio. Os golpes do Superman são descritos como metralhadoras velozes que causavam estrondo. A diferença aqui é que a ordem dos acontecimentos são invertidos em relação ao Capitão Marvel. O Superman pensava que o vilão era um robô.

 Como podemos notar, as duas aventuras possuem pontos em comum, mas os contextos são diferentes. Nesse quesito, o Capitão Marvel enfrentou um ser metálico no rio, em alta velocidade que usava uma droga pra aumentar a força primeiro que o Superman.

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Será que a National (DC) provocou a Fawcett?

 Fala meus amigos, hoje trarei uma curiosidade bastante interessante sobre o Superman e o Capitão Marvel. Como todos sabem, a National (DC na época) processou a Fawcett por plágio em 1941 e o processo se arrastou por anos, terminando em 1953 com um acordo fora dos tribunais entre ambas editoras. Fotos de Internet.

 A Fawcett resolveu jogar a toalha no chão devido a queda de vendas de sua linha de quadrinhos de heróis depois da guerra, algo que acontecia em todas editoras do período. Com isso, a National conseguiu eliminar sua única rival de vendas em relação ao Superman.

 A National, então, em Dezembro de 1954 resolveu dar uma provocada na rival (ou comemorar?), alardeando que sua "cópia" estava lhe causando problemas. Em Action Comics #199, o Superman é apresentado de forma similar a capa da icônica #1 de 1938 ladeando um sósia seu que foi representado de forma muito similar ao Capitão Marvel na capa da Whiz Comics #2 de 1940 (note o número 2 estampado no painel do ônibus da Action Comics #199). A capa foi tão bem elaborada que o sósia do Superman atira um ônibus (tal como o Capitão Marvel) no Homem de Aço que está abaixo como se estivesse erguendo o veiculo (como na capa na sua primeira revista). Desse modo, a capa da edição #199 consegue reunir elementos das capas Action Comics #1 e Whiz Comics #2 no mesmo plano. É genial!

As três capas colocadas lado a lado: 1º) Action Comics #1, 2º) Action Comics #199, e 3º) Whiz Comics #2.

 Aposto que isso passou despercebido por muitos. A National afinal estava feliz...

O seriado, a peça teatral e a radiofonização do Capitão Marvel no Brasil

 Bom, como todos devem saber o Capitão Marvel estreou nas HQs no Brasil em 1943, na revista intitulado "Gibi Mensal" no número 34....