pub-2329480711880438

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Adão Negro vs Ultraman

 O Adão Negro, assim como a Família Marvel, sofreu mudanças significativas durante a fase os Novos 52. Os poderes foram um pouco mudados assim como o modo de se transformar, eles podiam falar "Shazam", a transformação estava ligada a força de vontade. Fotos de Internet.

 Durante a saga Vilania Eterna (Forever Evil no original), o Adão Negro lutou contra o Ultraman, a contraparte maligna do Superman que havia chegado de outra Terra para domina-los. O combate foi bem prejudicial para o ex-campeão do mago, mas tem todo um contexto. O Ultraman não tem vulnerabilidade a magia e ele amplifica seus poderes com kryptonita. A luz solar amarela o enfraquece, e antes de sua luta contra o Adão Negro, o Ultraman causou um eclipse pra se proteger. Ele precisa de tempos em tempos cheirar a kryptonita para se manter no auge.


Em Vilania Eterna #1, o Ultraman se fortaleceu com Kryptonita, note o que ele fala: "I'm the strongest again (Eu sou o mais forte novamente)".

Ainda em Vilania Eterna #1, o Ultraman provocou um eclipse pra se manter forte.

 O Adão Negro vai ao encontro do Ultraman em Justice League vol. 2 #24 de 2013.




Em Justice League vol. 2 #24 de 2013, o Adão Negro vai para cima do Ultraman, mas é repelido.

 Como foi mostrado, o Ultraman já estava upado pela Kryptonita em Vilania Eterna #3, quando o vilão enfrentou o Adão Negro, a luta não durou muito.


Em Vilania Eterna #3, o Adão Negro usou seu raio mágico contra o Ultraman, mas não teve o efeito esperado, em seguida, o Ultraman quebra a mandíbula do Adão Negro. O Ultraman descarregou depois de sua luta contra o Adão Negro e foi atrás de mais Kryptonita.

 Em Vilania Eterna #4, o Ultraman descarregou depois de enfrentar o Adão Negro e precisou novamente de kryptonita pra se fortalecer.

Em Vilania Eterna #4, o Ultraman vai atrás de mais Kryptoniana pra se fortalecer depois de sua luta contra o Adão Negro. A Super Mulher zomba do companheiro. O vilão comenta que absorveu Kryptoniana suficiente para pra lutas futuras.

 Já em Vilania Eterna #7, o Lex Luthor percebeu os poderes do Ultraman:

Em Vilania Eterna #7, o astuto Lex Luthor observou como os poderes do Ultraman funcionava. Lex fala que o Ultraman necessitava constantemente de Kryptoniana para se manter forte.

 O resultado do confronto entre o Ultraman e Adão Negro deu o que falar na época, tanto que  o portal Newsarama perguntou para Geoff Johns e ele respondeu:

O print de uma antiga entrevista sobre a luta entre o Adão Negro e o Ultraman do Newsarama com Johns: "Ultraman não tem fraqueza a magia."

 O povo adora omitir que o Ultraman estava upado (ou talvez não prestaram atenção), dizendo que ele estava na forma base, mas a saga deixa claro que não. É obvio que o Ultraman poderia vencer o Adão Negro base (porém não seria fácil e vice versa, se a luta prolongar e o vilão descarregar ele estaria em situação complicada), mas não foi o caso aqui. O Ultraman tem vantagem sobre o Adão Negro por não ter vulnerabilidade a magia. A arrogância do Adão Negro também nubla seu juízo, o que o coloca em situações complicadas.
 Vale lembrar que essas versões são dos Novos 52.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

O boneco do Capitão Marvel da Gulliver

 Quem viveu os anos 70 e 80 com certeza lembra com muito carinho e nostalgia dos "hominhos" (bonecos) de Super-heróis da Gulliver. Foram uma verdadeira febre entre a garotada da época. Eu mesmo amo essa coleção e é uma das minhas favoritas. Eu brinquei muito com eles. Fotos de Internet.

 Infelizmente o material usado era precário e frágil, assim quebrava fácil, mas eram baratos e fáceis de achar na época (falo dos monocromáticos). Hoje são raros de achar em ótimo estado e barato, tem que garimpar muito.

 A Gulliver sabiamente lançou dois pacote com 10 personagens da DC e da Marvel, provavelmente pela popularidade dos mesmos na época. Esses pacotes também teve variações, o pacote foi dividido em dois com 5 personagens cada. Foram lançados em vinil, monocromático (de várias cores), prateados e na cor bronze (essas duas últimas séries eram especiais).

 A série da DC teve vida curta, enquanto os da Marvel foram produzidos até os anos 90 (eu mesmo tenho essa série comprada nessa época). Nos anos 80 quem tinha licença dos Super-heróis DC no Brasil era a Estrela, que lançaria em 1987-88 a aclamada coleção Super Powers. A Gulliver manteve a licença dos Super-heróis Marvel no Brasil e lançou em 1986 a série Secret Wars ou Guerra Secretas. Vale lembrar que antigamente os brinquedos eram licenciados para várias empresas conforme o que fabricavam. Os bonecos dos heróis Marvel eram da Gulliver, baralho de cartas Marvel da Cromy, quebra-cabeças e carimbos da Marvel da Coluna. Os bonecos de heróis da DC era da Gulliver e depois da Estrela, carimbos da DC da Grow, baralho de cartas da Cromy (não lançado aqui). Mas, esses brinquedos passaram por outras empresas também, é só um resumo aqui.

 Voltando ao assunto, a posição/pose do boneco do Capitão Marvel (que é divulgado como Shazam por causa do trademark da Marvel) parece ter sido inspirado na capa de uma revista do personagem. A capa Shazam! #3 de 1973 parece ser a fonte para tal, mas a outras parecidas.

Capa do Shazam! #3 de 1973.

 Outra capa da mesma época da DC Comics é bem parecida.

Capa da revista Limited Collectors' Edition #C-21 de 1973.

 Existe ainda a capa de Captain Marvel Adventures #4 de 1941 que também é parecido com a pose do boneco. A meu ver essa é mais parecida ainda com o boneco que as outras capas.

Capa da revista Captain Marvel Adventures #4 de 1941.

 Em Captain Marvel Adventures #8 de 1942, exite outra imagem similar, muito parecido com a anterior.

Página de Captain Marvel Adventures #8 de 1942.

Boneco Shazam da Gulliver 1° versão, imagem tirada do excelente site http://superheroisbr.blogspot.com/2010/03/26-gulliver-1-fase.html.

O boneco Capitão Marvel (Shazam) 2° versão que foi fabricado em vinil de 1978. 

 Alguns brinquedos sempre possuem a referência em algumas coisas antigas, e essa é provavelmente o caso da figura da Gulliver. A figura da Gulliver representa o momento da transformação de Billy Batson em Capitão Marvel. Interessante não é mesmo?!
 Para saber sobre o relançamento do boneco do Capitão Marvel da parceria Estrela e Gulliver com as lojas Americanas leia aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2024/10/relancamento-super-herois-dc-gulliver.html.

Relíquia: Borracha do Capitão Marvel encontrada com sucesso!

 É meus amigos que acompanham o blog, eu noticiei aqui que eu tive uma borracha escolar do Capitão Marvel no final dos anos 80. Fotos de Int...