pub-2329480711880438

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

O Dr. Silvana na Fawcett

 O Dr. Silvana (Sivana no original, que é a fusão de duas palavras hindus: o deus Siva + nirvana) é o mais famoso e perigoso inimigo da Família Marvel. Dr. Silvana foi criado por Bill Parker e C. C. Beck e ele fez sua estreia na Whiz Comics #2 de 1940. O Dr. Silvana era um gênio maléfico capaz de criar coisas inimagináveis e entender coisas muito além de seu tempo. Ele usava seu imenso intelecto para tentar conquistar o mundo, mas era geralmente frustrado pelo Capitão Marvel. Certa vez, ele conseguiu atravessar objetos sólidos graças a uma formula matemática. Com seu intelecto ele era capaz de construir maquina do tempo, maquina capaz de trazer mortos a vida (máquina da reencarnação), criar androides poderosos, maquina capaz de criar ciclones devastadores, parar o tempo e etc.

 O Dr. Silvana era conhecido por sua risada maligna: "eh eh eh (heh heh heh no original)" e por sua frase: "ora, bolas (oh, curses no original, em português "maldição")". Além disso, ele era conhecido como "O Cientista Mais Perverso do Mundo (The World's Wickedest Scientist no original)" e "Cientista Louco (Mad Scientist)".

 Ele desde o início era o maior vilão do Capitão Marvel, o maquiavélico cientista percebeu logo que Billy Batson era o Capitão Marvel. O nome completo dele é Thaddeus Bodog Silvana. O vilão tinha quatro filhos: dois benéficos e os mais velhos: Linda Silvana e Magnífico Silvana (Beautia e Magnificus no original) e dois maléficos: Silvana Jr e Georgia. Inicialmente Linda e Magnífico ajudavam Silvana, mas acabaram ficando independentes do pai quando se encontraram com o Capitão Marvel, devido a boa natureza do herói.

 Linda era inicialmente governante de Vênus e tinha o dom de fazer os homens se apaixonar por sua beleza graças a uma droga, e Magnífico era super forte. Linda possui características da deusa greco-romana Vênus ou Afrodite. Na mitologia Vênus/Afrodite conseguia inspirar o amor e o desejo nos deuses e mortais, além disso, a deusa era representada pelo planeta Vênus que é associado a sexta-feira. Linda Silvana era apaixonada pelo Capitão Marvel.

 Silvana Jr e Georgia eram malignos como o pai e viviam tentando derrotar o Capitão Marvel Jr e Mary Marvel como o pai que tentava fazer o mesmo com o Capitão Marvel.

 Originalmente o Dr. Silvana era bom, mas a humanidade riu, o ridicularizou e o obrigou a se esconder em Vênus, onde ele e seus filhos Linda e Magnífico viveram por um bom tempo. Depois que retornou, ele jurou se vingar da humanidade, se tornando um cruel cientista. Fotos de Internet.

Na Whiz Comics #15 de Março de 1941.

 O Dr. Silvana tinha a aparência inspirada num farmacêutico que C. C. Beck conhecia em Long Island cujo nome verdadeiro era Horne. Mas, também sua aparência lembra a do vampiro Nosferatu do filme de horror de 1922. Nos primeiros números da Whiz Comics e Captain Marvel Adventures o Dr. Silvana tinha a cabeça desproporcional ao corpo, com o tempo isso foi diminuindo, embora não totalmente.

Nosferatu do filme de 1922.

O Dr. Silvana possuía a cabeça desproporcional ao corpo nos primeiros números da Whiz Comics e Captain Marvel Adventures. Seu visual era grotesco.

Com o tempo o visual do Dr. Silvana foi sendo modificado e ficando cada vez mais caricato, com dentes imensos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seriado, a peça teatral e a radiofonização do Capitão Marvel no Brasil

 Bom, como todos devem saber o Capitão Marvel estreou nas HQs no Brasil em 1943, na revista intitulado "Gibi Mensal" no número 34....