pub-2329480711880438

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Análise da Whiz Comics #2

  A Whiz Comics #2 foi um sucesso estrondoso que catapultou o Capitão Marvel ao estrelato, indo direto no gosto popular, principalmente das crianças que era o foco das HQs na era de ouro. Fotos de Internet.

Porém, quando nós analisamos detalhadamente a revista de estreia do Capitão Marvel, veremos que a mesma é muito similar a Action Comics #1, e não é só por causa da capa.

 O formato da Action Comics serviu de base estrutural para a Whiz Comics como veremos a seguir.

 Action Comics trazia aventuras do super herói Superman, do cowboy Chuck Dawson, do mágico Zatara, do atleta Pep Morgan, do repórter Scoop Scanlon, do aventureiro Tex Thompson; enquanto a Whiz Comics trazia o super herói Capitão Marvel, o mago Íbis, do arqueiro-cowboy Flecha Dourada, o atleta herói Derruba-Espião, do repórter Scoop Smith, do aventureiro Lance O'Casey.

 Os tipos de aventura são similares, porém a ordem da "classe" dos personagens são diferentes. E a revista da Fawcett tinha ainda o detetive Dan Dare. Das duas revistas (excluindo o Superman e Capitão Marvel), a da Fawcett tinha personagens mais populares como Íbis, Flecha Dourada e Derruba-Espião.

 Outra coisa digna de nota, é que o infante Clark Kent apresentado em Superman #1 de 1939 provavelmente serviu de inspiração para o Billy Batson. Eles usavam as mesmas cores predominantes: vermelho e azul. Veja abaixo:

 Para maiores informações sobre pesquisa de mercado da Fawcett sobre HQs leia aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/11/quem-lia-as-hqs-na-golden-age.html?m=0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seriado, a peça teatral e a radiofonização do Capitão Marvel no Brasil

 Bom, como todos devem saber o Capitão Marvel estreou nas HQs no Brasil em 1943, na revista intitulado "Gibi Mensal" no número 34....