O Capitão Marvel foi publicado no Brasil ininterruptamente nos anos 50/60, enquanto nos Estados Unidos ele foi encerrado em 1953 com toda sua família Marvel e amigos. O personagem era muito popular aqui no Brasil (além da sua terra natal, Inglaterra, Canadá e Espanha). Fotos de Internet.
No período que o personagem foi para o limbo devido ao processo movido pela National (DC na época), o Globo depois RGE que era a editora que o publicava aqui, produziu estórias piratas do personagem e numa delas foi feito o crossover não oficial do Capitão Marvel da Fawcett e o Tocha Humana da Timely (Marvel na época).
No Almanaque do Globo Juvenil de 1964 foi apresentado o encontro dos dois heróis.
Capa do Almanaque do Globo Juvenil de 1964.
Páginas do Almanaque do Globo Juvenil.
A aventura é do Capitão Marvel e mostra a parceria dos dois heróis como se eles vivessem no mesmo mundo e já se conhecessem. A dupla se une contra o vilão O Cobra. A arte é do Rodriguez Zelis, mas o roteiro é desconhecido até o momento.
Curiosamente o Tocha Humana teve outro encontro não oficial com o Superman aqui no Brasil. Porém, isso só ocorreu na capa da revista o Globo Juvenil Mensal, mas que na verdade era uma adaptação de uma capa americana.
O Globo Juvenil Mensal #32 de 1943 mostra o Superman e o Tocha Humana de braços unidos.
A capa foi adaptada de Superman #12 de 1941.
E foi assim que o Tocha Humana encontrou os dois maiores heróis da Era de Ouro. Interessante não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário