É curioso o mundo dos quadrinhos, o Capitão Marvel passou a ser publicado pela DC em 1973 depois de licencia-lo em 1972 da Fawcett. Foi um furor na época, foi noticiado em jornais e revistas. Fotos de Internet.
Recentemente a empresa de brinquedos McFarlane lançou o boneco do Capitão Marvel, mas por causa que a Marvel Comics detém o trademark (marca) "Captain Marvel", o boneco foi batizado de "Shazam". Algo comum desde os anos 70 (os familiarizados com o personagem sabem do que se trata).
Contudo, este boneco é a versão do Capitão Trovão (Capitão Corisco como ficou conhecido aqui no Brasil na Ebal), ele foi batizado de "Shazam" porque Roy Thomas (sim ele mesmo) detém o direito a trademark "Captain Thunder" desde os anos 80. Como a DC não pode usar "Captain Marvel" e nem "Captain Thunder" pra licenciamento, eles usaram "Shazam".
A DC já havia tentado corrigir esse problema na fase "The Power of Shazam!" dos anos 90, onde é mostrado Tempus revelando as versões do personagem em diferentes linhas do tempo que na verdade é uma referência a outros seres de diferentes (e também da mesma casa, no caso o Capitão Trovão pré-crise) editoras que carregam o nome "Capitão Marvel". Alias, algo bem legal e bem sacado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário