pub-2329480711880438

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Ashcan de Flash/Thrill Comics no DC Archives

 A Fawcett produziu alguns ashcans no início dos anos 40 para tentar assegurar trademark. O mais famoso deles é Flash Comics ou Thrill Comics com data de Janeiro de 1940 onde o Captain Thunder faria sua estreia.

 A Fawcett queria usar o título "Flash Comics", mas a editora perdeu a corrida para a National Publications (DC) que registrou o nome um pouco antes. Então, a Fawcett mudou o nome para "Thrill Comics", mas eles também tinham perdido a corrida para a Nedor Comics que tinha registrado "Thrilling Comics" antes. O nome do personagem também teve de ser mudado porque a Fiction House já tinha um personagem chamado "Captain Terry Thunder" na sua revista Fight Comics. Finalmente a Fawcett decidiu mudar o nome da revista para "Whiz Comics" que era um título inspirado num da própria casa "Captain Billy's Whiz-Bang" e o personagem foi rebatizado de "Captain Marvel", no português "Capitão Marvel".

 Esse ashcan tem doze paginas e ele é ligeiramente diferente da Whiz Comics #2, a estória teve alguns ajustes: Captain Thunder foi editado para Captain Marvel, e a última pagina teve algumas alterações no diálogo. A estória no ashcan são as paginas 1-7 e a 13 da Whiz Comics #2. O ashcan tem um índice e as últimas paginas estão em branco (contra capa traseira e capa traseira). Essa proto revista tem o mesmo tamanho do padrão dos quadrinhos americanos atuais (o formato americano). O The Overstreet Comic Book Price Guide catalogou oito cópias de Flash Comics e três cópias de Thrill Comics existentes. Fotos de Internet, exceto Shazam Archives.

Capa da Flash Comics.

Capa da Thrill Comics.

Parte interna da Flash Comics original.

O ashcan Flash Comics tem quase o mesmo tamanho do padrão americano de quadrinhos de hoje.

 A DC reimprimiu a estória completa e as duas capas no Shazam Archives v1 de 1992, mas omitiu o índice da Fawcett.










As fotos do Shazam Archives são do meu acervo pessoal.

 O ator Nicolas Cage tinha uma cópia de Thrill Comics no seu acervo pessoal. A DC possui uma cópia de um desses ashcans da Fawcett no seu acervo.

As capas das revistas que negaram os títulos Flash e Thrill Comics à Fawcett.

Ashcan da DC com o título Flash Comics.

Registro no Departamento Americano de Patentes (US Patent And Trademark Office) com o título Flash Comics da DC. All American Comics era irmã da National.

Registro no Departamento Americano de Patentes (U.S. Pantent And Trademark Office) com o título Thrill Comics da Fawcett.

 Reportagens com a Flash Comics/Thrill Comics da Fawcett:





Reportagens e recortes tirados do site https://www.cgccomics.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seriado, a peça teatral e a radiofonização do Capitão Marvel no Brasil

 Bom, como todos devem saber o Capitão Marvel estreou nas HQs no Brasil em 1943, na revista intitulado "Gibi Mensal" no número 34....