pub-2329480711880438

sábado, 15 de outubro de 2022

O Capitão Marvel da Fawcett e o Thor da Marvel tem muito em comum, Parte 3

 Vocês sabiam que Capitão Marvel e Thor tem muito em comum?! Não? Sugiro que leiam esse post primeiro antes de continuar: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/09/o-capitao-marvel-da-fawcett-e-o-thor-da.html. E depois este: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/09/o-capitao-marvel-da-fawcett-e-o-thor-da_26.html.

 Agora que leram os artigos anteriores vamos ao que interessa. Numa estória da Fawcett o filosofo Platão Q. Pensador (Plato Q. Thinkler no original) acreditava que a Terra era o sonho de um gigante que dormia a 10 mil anos e se ele acordasse o planeta e tudo desapareceria, pois tudo seria ficção no sonho do gigante. Este gigante também causava terremotos segundo o filosofo. O Billy ficou intrigado com a novidade que foi falar com Platão para ele admitir que isso era uma invenção. Chegando até o filosofo, o mesmo mostra para o Billy o gigante dormindo na 4º dimensão através de um tubo. Alarmado com a possível destruição do mundo caso o gigante acordasse, o filosofo ajuda o Capitão Marvel ir até a 4º dimensão com o poder de seu desejo. Chegando na outra dimensão onde tudo era proporcional ao gigante, o Capitão Marvel tenta colocar o gigante para dormir duas vezes, mas ele acaba por quase acorda-lo, embora ele ainda estava dormindo. Na terceira tentativa, o Capitão Marvel derruba uma árvore sobre o gigante e ele volta a dormir. Depois disso, o Capitão deseja voltar a Terra e ele assim o faz. Assim que volta, o filosofo Platão explica que sua teoria estava errada, e que o gigante era apenas uma criação da sua mente, uma ficção, e não eles. O herói fica nervoso, mas resolve voltar para o lar. Esta aventura ocorreu em Captain Marvel Adventures #52 de 1946. Oras, o que isso tem a ver com o Thor? Vou explicar, mas primeiro devo avisar que essa aventura do Capitão Marvel foi inspirada na mitologia hindu e nórdica. Segundo a mitologia hindu, toda a criação é o sonho de Brahma, quando ele vai dormir tudo chega perto de se acabar até Vishnu lhe instruir a manter tudo. Na mitologia nórdica o gigante Skrymir dormia numa floresta que produzia terremotos com o seu ronco. Thor o encontrou dormindo, o deus do trovão bateu no gigante três vezes que acordou nas três vezes sem parecer sentir os golpes do poderoso deus.

O filosofo Platão ajuda o Capitão Marvel ir até a 4º dimensão com o poder do desejo.

O herói bate no gigante sem muito efeito.

O herói bate uma segunda vez sem muito efeito, mas ele tenta uma terceira tentativa.

Dessa vez o herói coloca o gigante para dormir derrubando uma árvore sobre ele.

 A Marvel também adaptou esse conto da mitologia nórdica, em The Mighty Thor #272 de 1978. Na aventura o deus do trovão tentou matar o gigante Skrymir que dormia e roncava na floresta.

Durante sua viagem a Jotunheim, Thor e Loki sentiram um tremor de terra.

Eles descobrem que era Skrymir roncando.
 
Thor golpeia Skrymir (na verdade Utgard-Loki) na floresta enquanto o gigante dormia, seus roncos causavam terremoto.

 A cor vermelha é associado ao Capitão Marvel, ao Thor da Marvel e ao Thor da mitologia. O Capitão Marvel é chamado de "The Big Red Cheese" por Dr. Silvana que significa "o Grande Queijo Vermelho". O Thor da Marvel usa a capa vermelha que é um dos seus símbolos. O Thor da mitologia é associado ao vermelho diretamente, sua barba ruiva e descrita nas lendas nórdica como "rauða skeggi" que significa "barba vermelha".
 O contexto das estórias do Capitão Marvel e do Thor da Marvel são diferentes. Mas, é claro as referências a mitologia: o gigante dormindo numa floresta, os três golpes.


Trecho da Edda em Prosa (Edda, tradução de Anthony Faulkes) onde Thor bateu três vezes no gigante na floresta que dormia e roncava causando tremores.

 Além disso, o Capitão Marvel teve vários personagens com poderes semelhantes ao seu que são seus amigos (Mary Marvel, Capitão Marvel Jr, os Três Tenentes Marvel) e o Thor da Marvel também (Bill Raio Beta, Red Norvell, Poderosa Thor [Jane Foster], Eric Masterson [como Thor e Trovejante], Dargo Ktor).

Capa da Marvel Family #2 de 1946.

Capa do Thor Corps de 1994.

 O mais interessante de tudo isso é que o Thor da mitologia, certa vez, se disfarçou de um jovem rapaz para conseguir chegar até Jormungand sem levantar suspeitas (Edda em Prosa, Gylfaginning: a pesca de Thor), e o Billy Batson é um adolescente que se transforma num homem adulto.
Trecho da Edda em Prosa (Edda) onde é mencionado que Thor assumiu a forma de um jovem.

Trecho do livro "Gods and Myths of Northern Europe" de Hilda R. Ellis Davidson onde ela comenta sobre Thor mudar de forma (algo comum entre os deuses de várias mitologias). Esta autora é altamente recomendada no meio acadêmico.

Thor com Loki, Thjalfi e Röskva seguindo Skrymir. Arte de Lorenz Frølich.

 A Fawcett ainda adaptou outra lenda conhecida do Thor da mitologia: disfarçar-se de "noiva", depois que roubaram o seu martelo. O gigante Thrym roubou o martelo de Thor e prometeu devolvê-lo se os deuses lhe dessem a deusa da beleza e do amor, Freyja, como recompensa. Mas, a deusa se recusa, então, os deuses tiveram a ideia de vestir Thor como Freyja e mandá-lo até Thrym. O gigante prepara uma cerimônia de casamento, mas descobre que era o Thor e ele destrói os gigantes ali presentes e recupera sua arma. A Fawcett adaptou a estória desse modo: o Capitão Marvel viaja até a Terra reversa conhecida como Magno-World (espelho da nossa, mas gigante) e lá ele fica sabendo que neste local tem tudo ao contrário, menos ele, pois o herói é único. Reltih (Hitler ao contrário) estava em guerra com o mundo e governava a Ynamreg (Germany/Alemanha). Reltih sequestrou a princesa da Dnalgne (England/Inglaterra) para forçar o país a fazer paz entre eles para conquistá-los. O que acontecia em Magno World poderia espelhar na Terra. Então, o Capitão Marvel tem a ideia de se passar pela noiva. No meio da cerimônia o herói bate no vilão, e Reltih ordena atirarem no herói, mas as balas ricocheteiam no peito dele fazendo os projeteis acertar o Reltih que morre ali. Depois, o Capitão Marvel salva a princesa.

O Capitão Marvel se finge de noiva para enganar Reltih.

Reltih morre por sua própria maldade. Esta aventura ocorreu em Captain Marvel Adventures #35 de 1944.

 A Marvel adaptou esse conto do Thor da mitologia duas vezes: 1º) Em Marvel Super Heroes Special #15 de 1993; e a 2º) em The Mighty Thor #12.1 de 2012. 

Thrym roubou o martelo de Thor e queria se casar com Freya em troca da arma.

Thor vai disfarçado de noiva até o gigante e recupera sua arma.

Derrubando todos os presentes.

Sif e Volstagg relembram esse episódio.

Quando Thor recuperou seu martelo se vestindo de noiva.

 Como podemos ver, o Capitão Marvel da Fawcett tem muito em comum com o Thor da Marvel por causa do Thor da mitologia. Na antiguidade se vestir de mulher era uma tática para enganar inimigos e fugir sem ser percebido. 

Thor disfarçado de Freyja com Loki lhe arrumando as vestes, por Carl Larsson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seriado, a peça teatral e a radiofonização do Capitão Marvel no Brasil

 Bom, como todos devem saber o Capitão Marvel estreou nas HQs no Brasil em 1943, na revista intitulado "Gibi Mensal" no número 34....