Bom , todos devem saber que o uniforme do Capitão Marvel foi inspirado em uniformes militares. Mas, já pararam para pensar de onde veio a ideia do raio? E a cor vermelho e dourado? Não? Vamos tentar descobrir juntos! Fotos de Internet.
O Capitão Marvel originalmente se chamava Capitão Trovão, mas seu nome foi mudado antes de sua estreia na Whiz Comics #2 de Fevereiro de 1940, mas seu primeiro nome fazia sentido afinal seu poder é liberado através do raio seguido pelo ribombar do trovão. Obviamente uma referência ao poder de Zeus/Júpiter, que na mitologia greco-romana é o senhor dos raios e trovões e patrono do herói (representado pelo "Z" no anagrama "SHAZAM"). O Zeus na arte é representado com as cores vermelha, branca e azul que são cores associadas ao céu.
Thor, o senhor do raio e do trovão, também é associado a cor vermelha na mitologia nórdica (especialmente sua barba) e isso fica evidenciado na sua representação mais famosa na arte de Mårten Eskil Winge. Thor é associado e sincretizado com Zeus/Júpiter através da Quinta-feira, que nas línguas germânicas e latinas respectivamente, era o dia do deus do céu, comandante das tempestades, cuja arma era o raio. O Thor nesta representação usa capa, mas na antiguidade deuses como Odin e Hermes/Mercúrio usavam capas também.
Com isso, podemos deduzir que muito da cor do uniforme e o símbolo do raio do Capitão Marvel surgiu de Zeus e Thor de alguma forma. Bill Parker e C. C. Beck usaram a mitologia para a criação do Capitão Marvel, embora parcialmente (porque o Superman também foi uma inspiração), algo confirmado por Otto Binder ("Captain Marvel was about magic and mythology", trecho da entrevista da Fawcett Collectors of America de 1974). Zeus aparecia com frequência nas aventuras do herói, enquanto Thor apareceu algumas poucas vezes. Mas, havia vários personagens chamados "Thor" na Fawcett. Algumas aventuras do Capitão Marvel são releituras das façanhas do Thor da mitologia. Inclusive, o Capitão Marvel é confundido com o deus do trovão na 1º edição da sua revista solo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário