pub-2329480711880438

sábado, 29 de julho de 2023

Capitão Marvel vs o Monstro da Lagoa Negra

 O artista Dave Cockrum criou uma arte fantástica por comissão do Capitão Marvel enfrentando o Monstro da Lagoa Negra. A criatura (The Creature ou Gill-man no original) apareceu no filme de 1954 ainda em preto e branco chamado: "The Creature From Black Lagoon", depois em "Revenge Of The Creature" (1955) e em "The Creature Walks Among Us" (1956). A arte é datada de 2003 e foi leiloada em 2012. Dave Cockrum faleceu em 2006. Fotos de Internet.

Arte de Dave Cockrum de 2003 tirada da internet.

 Abaixo o pôster do filme do monstro:

Pôster do filme de 1954. Arte tirada da internet.

 Curiosamente, o Capitão Marvel enfrentou um "monstro" do pântano na Fawcett ainda em 1941. Porém, o monstro era um homem que se disfarçava para assustar pessoas usando fantasia.

Em Captain Marvel Adventures #5 de 1941, o herói enfrentou o Demônio do Pântano (Swamp Devil).

sexta-feira, 21 de julho de 2023

As mudanças no uniforme do Homem-Bala

 O Homem-Bala era um dos mais populares personagens da Fawcett que não era da Família Marvel, embora fosse do mesmo núcleo de super heróis e do mesmo universo. O personagem teve algumas mudanças no seu uniforme ao longo dos anos na Fawcett. Fotos de Internet.

Na sua 1º aparição em Nickel Comics #1 de 1940, o Homem Bala usava um uniforme bem simples.

Em Master Comics #11 de 1940, o herói já usava calça mais justa e não portava mais o lenço no pescoço. A camisa agora cobria os braços.

Em America's Greatest Comics #8 de 1943, o herói apareceu com mais algumas modificações no uniforme: a camisa agora cobria todo o peito. Ele também passou a usar sunga. As mangas tinham um detalhe em dourado.

Na Whiz Comics #106 de 1949, o herói passou a usar luvas.

 Como vimos, o Homem-Bala teve algumas mudanças no uniforme em seu período na Fawcett e isso mostra sua evolução na sua primeira casa.
 Para saber mais sobre a inspiração do uniforme do Homem-Bala leiam o meu post aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/09/a-origem-do-homem-bala-da-fawcett.html

quinta-feira, 6 de julho de 2023

O Homem-Bala da Fawcett e o Homem-Bala da Hasbro G.I. JOE

 O Homem-Bala era um personagem famoso, querido e muito conhecido da Fawcett Comics, quando a editora cessou as publicações de HQs em 1953, o personagem caiu no limbo. Fotos de Internet.

 A Hasbro, que é uma empresa famosa de brinquedos, lançou em 1964 a linha de bonecos que evoluiria para os G.I . Joe que conhecemos hoje. Essa linha de bonecos é muita querida e procurada por colecionadores mundo afora.

 No período que o Homem-Bala da Fawcett ainda estava no limbo, a Hasbro lançou um personagem muito similar ao da empresa do Capitão Marvel em Agosto de 1976. Quando a Família Marvel foi licenciada pela DC Comics em 1972, o Homem-Bala tinha caído em domínio publico, o que permitiu a AC Comics reimprimir algumas estórias antigas neste período. Em Outubro de 1976, o Homem-Bala da Fawcett apareceu numa aventura da Liga da Justiça envolvendo a Terra-S (Universo da Fawcett na DC).

A estreia do Homem-Bala (Mulher-Bala, Spy Smasher, Sr. Escarlate, e Pinky) na DC em Justice League Of America #135 de Outubro de 1976.

 Então, em 1976 a Hasbro lançou o personagem Homem-Bala (Bulletman no original) que é bem parecido com o da Fawcett. Os poderes e habilidades do personagem da Hasbro são similares ao da Fawcett: velocidade, voo e força (para ver os feitos do Homem-Bala na Fawcett leiam aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2023/06/os-feitos-de-forca-do-homem-bala.html). A cor do uniforme também é parecida, mas com alguma diferença, como os braços metálicos, elmo fechado, símbolo no peito e pernas desnudas. Possivelmente, a Hasbro lançou esse personagem sabendo que o da Fawcett estava em domínio público e antes dele ser licenciado pela DC Comics.

O Homem-Bala da Hasbro foi lançado em 1976. Pesquisando na internet vi que alguns sites datam esse boneco de 1975 também.

 Ao que parece a DC não tinha os direitos sobre todos os personagens Fawcett, porque em 1985/6 é explicado no Who's Who vol. 1 #11, que Homem-Bala e Spy Smasher não eram licenciados para aparecer nos arquivos de fichas da editora. Talvez, isso se deva ao fato de Fawcett ter sido comparada pela CBS em 1977 e seu acordo de 1972 se tornou invalido, embora os personagens Fawcett aparecerem em aventuras da Liga da Justiça e Shazam durante o pré-crise. A DC, então, teria licenciado os direitos apenas da Família Marvel e relatados a eles depois disso. A DC comprou os personagens da Fawcett apenas em 1991, mas ainda tinha alguns problemas que só foram resolvidos em 2004.

No Who's Who vol. 1 #11 de 1985/6 é explicado que Homem-Bala, e Spy Smasher não eram licenciados pela DC neste período.

 O Homem-Bala da Hasbro é claramente inspirado no personagem da Fawcett.

A aventura do personagem da Hasbro em G.I. Joe Super Adventure Team (Comic Ads #11) de Agosto de 1976.

 Curiosamente o renomado Alex Ross homenageou o Homem-Bala da Fawcett de forma parecida com o personagem da Hasbro. Coincidência? Eu acho que não! E vocês, o que acham disso?

O Homem-Bala e Mulher-Bala em Kingdom Come de 1996 no estilo Hasbro.

terça-feira, 4 de julho de 2023

Capa alternativa para Minute-Man nº 1?

 Outra capa da Fawcett Comics que foi anunciada na propaganda de lançamentos, mas que foi trocada foi Minute-Man nº 1. Quem seguiu o post sobre a capa alternativa do Capitão Marvel #2 sabe do que estou falando. Fotos de Internet.

 Minute-Man #1 foi anunciado na contra capa interna traseira de Bulletman #1 de 1941 com esta capa abaixo:

Em Bulletman #1 de Maio de 1941, a capa de Minute-Man #1 era essa anunciada. As capas do Capitão Marvel e Spy Smasher batem com as lançadas pela Fawcett.

 Posteriormente, a mesma capa foi anunciada um mês depois em Master Comics #15:
 
Em Master Comics #15 de Junho de 1941, a capa de Minute-Man #1 era esta do anúncio. As capas de Wow Comics, Captain Marvel Adventures e Bulletman batem com as lançadas pela Fawcett.

 Porém, a capa que foi lançada é outra, o que mostra que ela foi trocada pouco antes do lançamento, veja abaixo:

Capa oficial de Minute-Man #1 de Maio de 1941.

No anúncio na Master Comics #17 de Agosto de 1941, a Fawcett corrigiu e colocou a capa correta (que foi lançada).

 Vale lembrar que a Fawcett fazia muitos anúncios onde a capa não existia de fato, era só propaganda dos quadrinhos, mas estas eram reais. Por incrível que pareça, a capa rejeitada do Minute-Man era melhor que a escolhida que foi publicada (bom, pelo menos para mim). Como o anúncio de Bulletman é de Maio de 1941 e Minute-Man #1 publicado também, isso evidência que a capa foi trocada as pressas, no momento que ia ser impressa, e o anúncio permaneceu com a capa que tinha sido escolhida primeiro.

sábado, 1 de julho de 2023

Erro de numeração no anúncio de Captain Marvel Adventures

 Como já foi mostrado aqui no blog, a capa da revista Captain Marvel Adventures #2 quase foi número 3, pra saber mais leiam aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2022/09/capa-alternativa-para-captain-marvel.html. Fotos de Internet.
 Mas, o mais interessante, é que esse erro apareceu nos anúncios das revistas Fawcett de 1941.

Em Bulleman #1 de Maio de 1941, é anunciado a capa (Captain Marvel Adventures #2) como se fosse a edição #3.

Em Master Comics #15 de Junho de 1941, é anunciado a revista Captain Marvel Adventures #2 que é igual a capa oficial lançada.

Em Bulletman #2 de Agosto de 1941 é mostrado a capa oficial da revista número 3 que corresponde a lançada.

 Isso ocorreu porque a revista Special Edition Comics #1 foi cogitada como 1º número solo do herói, mas a empreitada foi deixada de lado e acabaram lançando Captain Marvel Adventures #1. Caso tivesse sido assim, a capa seria continuação, explicando este erro. Devo lembrar que a Fawcett é muito conhecida por erros de numeração como no caso dos primeiros números de Whiz Comics, Bulletman não teve o número 13 e Captain Marvel Jr tem uma edição de numeração dupla #34/35 (a capa tem um número e o índice outro, depois segue pra #36).

A Special Edition Comics #1 de Junho de 1940 deveria ter sido a 1º edição solo da revista continua do Capitão Marvel, mas acabou se tornando edição única.

Mas, a Fawcett decidiu reiniciar e batizou o título seguinte como Captain Marvel Adventures em Janeiro/Março de 1941 (Janeiro é a data que foi as bancas e Março o tempo de ser recolhida). Esta edição parece ter sito feito as pressas, pois ela não tem numeração na capa, e as contra capas dianteira e traseira internas não possuem anúncios.

 Curiosamente a Special Edition Comics e Captain Marvel Adventures possuem algo em comum, o subtítulo: 64 Pages of New Captain Marvel Adventures (com a mudança da ordem das palavras apenas). Provavelmente isso feito para coincidir como seriado do herói que estreava no mesmo período em Março de 1941: Adventures of Captain Marvel. A Special Edition Comics foi considerada #1 solo do Capitão Marvel por um breve período de tempo como podemos comprovar pelo anúncio da Bulletman #1, e a Captain Marvel Adventures #1 seria a #2 e a #2 seria a #3, mas depois isso foi corrigido. Interessante não?

O seriado, a peça teatral e a radiofonização do Capitão Marvel no Brasil

 Bom, como todos devem saber o Capitão Marvel estreou nas HQs no Brasil em 1943, na revista intitulado "Gibi Mensal" no número 34....