pub-2329480711880438

terça-feira, 12 de maio de 2026

A Fawcett faliu por causa do processo da National/DC?

 Bom, é amplamente falado em sites, páginas e fóruns do Brasil que a Fawcett faliu por causa do processo movido pela National/DC, mas será verdade?

 Eu confesso que décadas atrás eu mesmo achava isso devido as matérias que li no passado, porém quando comecei a me aprofundar no tema (já a alguns anos) eu vi que não era bem assim. Fotos de Internet.

 No Brasil é comum ler isso nas mais variadas mídias, mas não é o acontece nos Estados Unidos que é de onde a editora e o Capitão Marvel são originários.

 A National/DC processou a Fawcett em 1941 e o processo se arrastou por anos, a Fawcett ganhou o primeiro julgamento em 1948, mas a National apelou em 1951. Ambos os lados produziram material abundante para encher uma sala inteira para ser usados como provas, a National acusava a Fawcett de copiar seu personagem principal e seus feitos, enquanto a Fawcett tentava provar que havia personagens e feitos similares aos do Superman e ainda anteriores ao Homem de Aço, o que poderia invalidar a acusação de plágio. Os advogados ganhavam por cada prova produzida. Um painel do Capitão Marvel era comprovadamente copiado do Superman, isso derrubou a Fawcett (algo mencionado por Roscoe Fawcett, veja as capas abaixo). Antes disso, as chances da Fawcett de ganhar o processo era de 50%. Com isso, antes do julgamento final, foi determinado que deveria comprovar o que a Fawcett tinha copiado da National e mitigar os danos. Depois que a Fawcett viu que estava com as vendas de Super Heróis em declínio, com o senado americano perseguindo as HQs, e outros gêneros dominando o mercado (terror e faroeste), a empresa percebeu que não era digno lutar por seu herói. Então, a Fawcett procurou a National e eles resolveram o empasse fora dos tribunais. A Fawcett mostrou que seus ganhos tinham diminuído muito no início dos anos 50, mas concordaram em pagar 400 mil dólares, os custos do processo e ainda prometeu nunca mais publicar o Capitão Marvel e heróis relatados sem a permissão da National/DC.

Capa do Superman #6 de Setembro/Outubro de 1940 de fundo amarelo e dedicatória do herói.

Capa da Whiz Comics #16 de Abril de 1941 de fundo amarelo e dedicatória do herói (escrito de forma muito similar).

 E assim, a Fawcett fechou seu departamento de HQs, e vendeu alguns personagens para a Charlton Comics como o Íbis, o Hoppy Marvel e os personagens infantis.

 Mas, a Fawcett não faliu, muito pelo contrário, ela cresceu em vendagens nos anos 60, publicou Denis o Pimentinha e continuou no ramo até Janeiro de 1977 quando então foi comprada pela CBS. A Fawcett teve aumento de vendas mesmo sem publicar HQs, a matéria pode ser lida aqui: https://www.nytimes.com/1961/01/21/archives/fawcett-publications-continuing-its-growth-from-gags-to-riches.html.

 Eu tenho pra mim que a falta de informação ou interpretação errônea em décadas passadas ajudou o público brasileiro acreditar que a Fawcett faliu por causa da DC, mas isso não é verdade!

 E para não deixar dúvidas, eu confirmei com a maior autoridade sobre a Fawcett (e seus arquivos) do planeta: P. C. Hamerlink, o historiador e editor da coluna Fawcett Companion of America da revista Alter Ego.

P. C. Hamerlink que é a maior autoridade sobre a Fawcett do mundo me confirmou que a Fawcett nunca faliu: "Eles nunca entraram com pedido de falência." I thank my friend P.C. Hamerlink for his help! Thank you very much, my friend!

 A Fawcett Publications foi comprada pela CBS em Janeiro de 1977 por 50 milhões de dólares. A matéria pode ser lida aqui: https://www.nytimes.com/1977/01/08/archives/cbs-buys-fawcett-publications-for-50-million.html.

 É como aquele ditado popular: "uma mentira repetida muitas vezes se torna verdade", então cabe a nós mostrar o que realmente é a verdade.

 Eu espero de verdade que esse mito seja desacreditado porque não é a realidade. A verdade é que a Fawcett nunca faliu por causa da DC, a Fawcett apenas desativou seu departamento de quadrinhos, mas a empresa continuou por décadas no ramo de livros e revistas.

 A luta entre o Superman vs Capitão Marvel de 1978 é uma referência direta ao processo National/DC vs Fawcett, para entender leia aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2025/04/erro-de-traducao-da-ebal-no-almanaque.html?m=0.

 Para ver o placar atual entre Superman vs Capitão Marvel clique aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2025/12/placar-atual-de-capitao-marvel-vs.html.

 Para ver as mais de 20 lutas e/ou interações entre Superman vs Capitão Marvel clique aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/search/label/Superman%20vs%20Capit%C3%A3o%20Marvel?m=0.

 Para saber mais sobre o processo movido pela National/DC clique aqui: https://omortalmaispoderosodomundo.blogspot.com/2024/08/o-seriado-as-aventuras-do-capitao.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reviews da coleção Super Powers da Estrela

 Bom minha gente, eu já fiz um post bem detalhado do boneco do Capitão Marvel (Shazam) da coleção Super Powers da Estrela de 1988. Eu vou de...